quinta-feira, 12 de junho de 2008

A energia vem da comida a sério!!!

"Forget recovery drinks. Don't bother to precisely schedule post-cycling nutrition to maximize recovery. And ignore the 4:1 carbohydrate-to-protein ratio that's purported to help muscles rebound faster from a hard ride. These are the opinions of several researchers who say that recovery will be just as fast and complete for most of us if we simply eat normal meals composed of regular food"(Road Bike Rider)
O artigo mais extenso e original.

1 comentário:

Pedro Alves disse...

Olá,

Como sou metediço não resisti a este seu post, até porque é um tema de que gosto muito. Espero que não se importe.
Quem escreve no NY Times certamente tem credibilidade para o fazer, ou então, encontrou uma boa forma de fazer publicidade com umas "bocas polémicas".
Da leitura do artigo sou levado a concluir que:
1*Globalmente não faz sentido existirem bebidas isotonicas nem bebidas de recuperação - Imagino que estes moços encham o cantil de água pura. Acho estranho não terem reparado que o suor não é só água, tem lá mais qualquer coisa. Enfim… Esta posição faz com que toda a nutrição aplicada aos desportos de endurance esteja no caminho errado... Marketing das marcas à parte
2* 1 ou 2 gramas de proteínas por kilo são suficientes por kilo - É verdade, o que não dizem é como podemos obter estas proteínas quando o esforço se prolonga por muitas horas. É fácil dizer que podemos obter essas proteínas comendo ovos ou frango... não imagino coisa mais prática para levar no bolso de traz do jersey. Independentemente de existir muita oferta e produtos de “melhor e pior composição para o mesmo fim” o aspecto da comodidade e da viabilidade não é uma panaceia, é um facto.
3. Referem-se a exercícios longos como tendo a duração de 2 horas - Se este for este o paradigma de exercício longo tem toda a razão. Em 2 horas podemos não esgotar as nossas reservas de glicogénio muscular muito menos o hepático. Assim sendo é mais fácil fazer boas escolhas alimentares.
4. Aconselham de sumo de fruta , aproximadamente 1 litro por hora - Esta opção é realmente estranha pois geralmente sumos de fruto provocam acidez no estômago o que não é bom para a absorção dos tão necessários nutrientes mas...
5. Referem que o rácio 4 carbo-hidratos para 1 de proteína não é um rácio mágico - Tem razão é uma linha orientadora de uma dieta desportiva. Não sugerem outra pelo que ficamos na mesma.
Efectivamente li com atenção este seu post. Acho que é fácil ser radical no que toca à nutrição desportiva quer para um lado quer para o outro. Importante é não esquecer que quem se dedica a estudar estas coisas tem informação privilegiada relativamente a nós comuns mortais tornando bem mais fáceis as escolhas nutricionais individuais. Achar que todos temos informação para conseguir fazer o mesmo parece-me um pouco demagógico.
Negar pura e simplesmente o potencial da nutrição desportiva em defesa da “comida a sério” é no mínimo negar o avanço cientifico que se tem feito nos últimos anos e parece-me tão irreal como afirmar que agora nos podemos alimentar exclusivamente de “pós” e barras.

Boa postagem esta sua... polémica mas boa!

Boas 24 horas para si,