quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Até domingo, o foco é na corrida...

... o que gosto na corrida, é a simplicidade da coisa, não é preciso muito para correr, não é preciso os tubeless, o carbono ou o alumínio, só precisamos de umas sapatilhas e pronto, começar a correr!
Será que é mesmo assim?
- Não, claro que a vontade consumista está cá sempre...
Por outro lado, o que é bom tem um custo superior e a qualidade paga-se. Mas pelo sim pelo não, já estão escolhidas, as Salomon XA PRO 3D ULTRA. Não, não vou comprar uma sapatilhas novas apesar de que as minhas já estão bem usadas, talvez como prenda de Natal e se continuar a correr com o mesmo entusiasmo. Mas fui àSportZone e experimentei. A análise de um blogger e de uma loja.

Hoje fiz mais um treino de corrida, desta vez já vi a distância do circuito que faço, são exactamente 2kms e hoje fiz 6 este percurso 6 vezes, como já era de noite não me aventurei a andar nos trilhos, como o frio aperta vesti os pernitos que utilizo com a bicicleta, o que me deu mais conforto nas pernas e especialmente nos joelhos. Como a segurança está em primeiro lugar, levei também um colete reflector e uma luz intermitente de leds no bolso de trás. Os que já tiveram a oportunidade de correr ou andar de bicicleta num pinhal depois de chover , sabem como é bom o cheiro da resina misturado com a madeira cortada. Se a isto também juntarmos a luz da lua e um ligeiro nevoeiro, temos um belo ambiente para correr.
A contabilidade da volta de hoje:
Tempo de Treino 1:35
Bpm Med. 144
Bpm Máx. 165
Kcal:1092
Distância total: 12kms
Finalmente, sei qual é o meu tempo por Km: 8m/km
O que realmente notei é que para um principiante como eu nesta coisa da corrida, é que não vale muito a pena correr nos 80% da frequência cardiaca, pois o que consegui a andar nesta zona foi apenas ganhar mais 1 minuto por km, claro que para quem corre a sério isso importa mas para mim que quero apenas completar a distância, isso não interessa tanto. Ao correr abaixo dos 70% da FC, não me canso tanto, conservo mais energia e não causo tanto impacto nos tornozelos e isso é importante para quem quer completar a distância.
Sei que já deveria ter tido um treino com tanto tempo, mas eu precisava de conseguir fazer pelo menos metade da distância que me propuz a fazer no Domingo. Não bebi muita água, porque água a mais, também não é bom, testei também um gel da loja do costume.
Mas Sábado é o dia das bicicletas, no Festival Bike.

6 comentários:

Pedro Alves disse...

Olá João,

Bons treinos para as suas novas corridas.

Boas corridas

Pedro Alves disse...

... já vi que tens na lista de blogs de corrida, uns blogs de boa gente

ruiruim disse...

Essas sapatilhas são boas para o mato, mas não serão um pouco pesadas para um corredor ocasional? Aem disso tem atenção que são muito quentes para o verão.
Vi a tu média de bpm para este treino e acho que está muito elevado. Qual é a tua méda de BPM se correres 30 minutos n teu máximo? Fizeste quando o treino? Na quarta? A meia da nazaré é este domingo ou no próximo?

Anónimo disse...

Olá Pedro, o pessoal das corridas da lista dos blogs, já sabes como é, visitamos uns e depois é como uma corrente, se gostamos de um blog, vamos sempre atrás daquilo que eles vêm, no meu caso, a primeira ideia do blog era ter uma lista de favoritos, sempre disponível na net. Mas concretamente em relação aos links do pessoal das corridas, creio que eles sabem o que fazem e por isso é sempre bom ouvi-os...
Ruim Ruim, quanto ás sapatilhas, já tenho uma Salomon de gama mais "económica" e estou satisfeito com elas, como vivi rodeado de pinhal(felizmente)costumo correr nos trilhos, que tem muita areia mas também raizes, portanto o terreno ideal para umas sapatilhas deste tipo. Também tenho corrido em alcatrão, mas isto é realmente como as BTT, tanto andam no fora como dentro de estrada, é a vantagem. Para correr a meia maratona realmente deveria ter umas sapatilhas com maior amortecimento, mas como a esta corrida é que é a excepção. perfiro ficar com umas sapatilhas TT, até porque gostaria de para o ano fazer uma ou duas provas de Corrida de montanha.
Quanto á média BPM, provavelmente está alto, mas já está mais baixa do que andava a fazer a correr, precisamente por isso é que comecei a correr e quando tiver a piscina pronta, vou começar a nadar. Mas acredita que já baixei esta média. tenho treinado dia sim dia não, corri na terça 55 minutos e ontem hora e meia. Hoje não treinei e amanhã, Sábado vou treinar caminhada no Festival Bike! Domingo é a meia maratona.
Vão lá?
Abraços,
João

the original big ring disse...

I've got those shoes. They're awesome!

Anónimo disse...

Craig, probably next year, I'll one pair for me.