sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Treino da Semana

Na sequência do último domingo ter sofrido um pouco pela inactividade causada pelo período festivo, chuva e frio. Neste ano tenho alguns objectivos que quero atingir, participar em mais provas de 24 horas a solo e fazer algumas provas de corrida, nomeadamente uma de corrida de montanha com 28, no final de Março a Trilhos do Pastor e a fazer pela terceira vez a Meia Maratona da Nazaré.
Assim, achei que estava na hora de começar a fazer alguma coisa por mim. Esta semana em jeito de treino de recuperação, fiz 8kms num treino de corrida de uma hora, estava bem frio por isso vesti umas calças de ciclismo da Berg bem quentinhas, ao inicio foi um pouco esquisito correr com a almofada entre as pernas, mas os benefícios foram bem melhores.
Depois na terça foram mais 50 minutos no rolo a ver televisão ao mesmo tempo que tentava respeitar um treino de base do planeamento oferecido pelo site da TACX, valeu bem a pena.
Na Quarta-feira, enquanto via uma reportagem sobre o envolvimento de Cuba nas lutas pela independência dos estados africanos, lá fiz um treino mais de força, mudanças mais pesadas, simular as subidas com as mudanças do rolo, andar em pé. Nota: se formos tomando atenção ao plano de treinos n rolo o tempo até não custa a passar. O melhor nisto tudo é o banho no fim...
E ontem fui pela primeira vez à nova piscina cá da terra. Pelo que dizem é uma das mais modernas do país, o aquecimento é feito através de painéis solares, talvez por isso e pelo frio que tem feito a água não estava muito quente... Lá me meti na água, não tive aulas com professor, a minha ideia aqui não é propriamente aprender a nadar, mas sim, melhorar a minha capacidade respiratória. A expiração de baixo de água até não foi difícil, mas as pernas pelo treino da semana também se queixaram um pouco, assim como os tornozelos. A cada 25 metro parava um pouco e depois lá continuava assassinado a técnica correcta de nadar os diferentes estilos. Fiz 10x50metros. 500mt acho que até nem foi mau, no fim senti aquela dor boa nas pernas e nos braços e parecia que estava a entrar mais ar nos pulmões. Acho que vou gostar da piscina...

1 comentário:

Marco Belo disse...

Boas João.
Sem dúvida que a natação é um complemento excelente ao btt.
Qualquer dia combinamos e vou contigo lá.

Abraço e bons treinos. ;)