terça-feira, 18 de agosto de 2009

Domingo, Terça-Feira e Cleats

Na semana passada combinei com dois amigos meus irmos fazer o Tour des Grottes.
Finalmente iria fazer esta volta, com companhia! No Sábado, combinei tudo, horas, pontos de encontro. Mas... Durante a noite de Sábado para Domingo ás 4 horas da manhã, acordei com uma tremenda dor de barriga!!! Casa de banho... Cama, ás 7, acordo faço o meu pequeno-almoço habitual para os dias de volta, mas não estava em condições de sair de casa. Telefonei-lhes a avisar que não podia ir e fui-me deitar.
Ás 9:30, já me sentia um pouco melhor. Tinha que sair, já não pedalava à uma semana e por isso não podia deixar de sair. Bidons cheios, duas bananas umas barras, mais um toque nos cleats e rua!
Direcção: Marinha Grande, pedaladas sem muita força, a rolar, o objectivo era ver se o novo reposicionamento dos cleats resultava.
Já na Marinha Grande, a barriga deu-me um aviso, acho que foi da golada de água, acabei por chegar a casa com os bidons cheios. Virei para São Pedro de Moel, Pedra do Ouro e nas Paredes nem fui pela praia, virei logo em direcção a Pataias. Acabei por fazer 45kms em 2 horas, a média foi 23 km/h, já há muito tempo que não pedalava tão calmamente, tão descontraído, gostei!!! Quanto à volta até ás grutas da Serra D'Aire fica para a próxima.

Quando ao ajuste dos cleats, posso dizer que gostei bastante, quando cheguei a casa baixei-me e não senti a dor que sentia nos joelhos, portanto resultou.

Nos dois cleats mantive os parafusos nos buracos de cima, mas puxei-os mais para baixo. No sapato esquerdo para além desta alteração não fiz mais nada, se não sentia nada nos joelhos, não se justificava mexer mais nesta posição. No sapato direito, movi-o mais ainda para o lado direito. Assim, consegui afastar mais a perna direita, para fora, uma vez que estava a pedalar com a perna direita mais perto do quadro.
Mas como é que vi que a dor no joelho direito se devia a este facto?
Bem, no domingo do Tróia-Sagres, falei sobre este problema ao Paulo Alves, ele meteu-se atrás de mim e viu que eu pedalava com o joelho a apontar para dentro. Falámos de soluções, um calço na palmilha, calços nos cleats, posicionar o cleat mais para o lado, bem, variadíssimas soluções. Depois lembrei-me da minha guerra dos calções, e do sofrimento quando passo mais horas na bicicleta, fico sempre com o traseiro mais amassado do lado direito do que o esquerdo. Já para não falar nos selins que perdem a cor do lado direito. Isto tudo intensificou-se com a bicicleta de estrada porque a distância de um pedal ao outro é menor nas bicicletas de estrada em comparação com as BTT.
Conclusão, a causa dar dor nos joelhos também poderia ser a causa das dores no traseiro (não vale a pena gozar!!!) No final da volta, apesar de pequena não sentia dor nenhuma do lado direito.

Terça-feira tornei a sair, desta vez em direcção à Nazaré, estou com uns planos para uma saida na próxima semana e queria estar com o mínimo de preparação possivel.
Desta vez carreguei com mais na força nos pedais, e confirmou-se, não tive qualquer dor no joelho direito e quando cheguei a casa baixei-me, levantei-me umas quantas vezes e não doeu nada. Achei que estava a conseguir pedalar com mais força, não sentia perda de potência.

Para saberem mais sobre este assunto, e leiam o artigo Footloose. Super interessante, com indicações sobre como posicionar os cleats em função à modalidade de ciclsmo que praticamos.

5 comentários:

Pedro Alves disse...

calços nos cleats.
Ora aí está uma novidade com a qual nunca me tinha cruzado...

As Minhas Pedaladas disse...

Experimenta a ir ao site dos pedais Speedplay e vê os vídeos na parte Shoe Canting Options têm calços (shims) com os tais desníveis. http://www.speedplay.com/index.cfm?fuseaction=cg.thumbs&cgid=7

carneiro disse...

Amigo,

depois do Pedro Alves também achar que eu pedalava com um joelho para dentro nunca mais fui um homem feliz.

Corrigi tudo, emendei tudo, experimentei tudo. E deixei de pedalar com naturalidade. Durante muito Km passei a sentir moínhas no joelho, nunca estava confortável. E parava e afinava os cleats.E aquilo nunca passava.

Ultimamente já não sinto as moínhas, mas vou a pedalar e estou sempre a pensar se estou a pedalar a direito para que as moínhas não surjam de novo. E dou por mim a alterar, não os cleats, mas o angulo do joelho. Onde está confortável e não dói ao fim de 5 ou 6 horas é porque está bem.Que se lixe o angulo.

Mas nunca mais fui o mesmo.Dantes pedalava com o joelho torto, não me doía nada mas era um gajo feliz. Agora sou um gajo profundamente angustiado com o movimento da pedalada.

Vai na conversa dele, vai, e ficas estropiado psicologicamente para o resto da vida...

E com a carreira de ciclista acabada, que foi o que me aconteceu por causa dos cleats (ehehehe).

Pedro Alves disse...

Olá,

Ok... speedplay já percebi. Esses moços estão sempre a inventar são piores que eu claramente.
Bocas.... afinal já não sente as moinhas... pois é coitados dos psicologicamente estropiados que pedalam tortos e com dores

Boas pedaladas

carneiro disse...

era só para te picar...ehehehe