sexta-feira, 31 de julho de 2009

De Tróia até Sagres no próximo Domingo

Domingo estarei em Tróia para fazer com o Rui o Tróia Sagres, esses míticos 208 kms.
Depois do ensaio de hoje, espero que ao longo do dia envie uns dois ou três posts a contar como é que a coisa está a correr.
Portanto se não tiverem mais nada de jeito para fazer apareçam por aqui!

Bau dos Post - #1

Depois de quase 600 posts, por vezes tenho vontade de tornar a falar sobre alguns posts publicados no passado. Por isso aqui está o BAU DOS POSTS das Minhas Pedaladas.
Vamos ver o que vou redescobrindo aqui no blog!

Este post tem um ano e é sobre o regresso de lance Armstrong depois do seu problema de saude, são uma série de videos, que abordam os seus treinos.
Vejam o Post TREINOS...



Estou na praia

A testar o envio de posts via telemovel, para a ida ao Algarve no próximo Domingo.

Já cheguei a casa.
Parece que funciona, vamos ver no Domingo.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Piscina e fome

Ontem, de manhã cedo fui até à piscina. Nadei,quer dizer tentei nadar. Não tenho técnica nenhuma mas também o que quero é mexer-me e respirar na água. Fiz uma espécie de alongamentos, fiz uma espécie de meditação, gostei. Tenho que pesquisar mais na net sobre alongamentos e exercícios(para além de nadar) na água, creio que poderão ser uma boa ajuda para dar mais estrutura de apoio aos joelhos e ao tronco e braços.
Há noite mesmo antes de dormir, fui fazer umas torradas com doce... Sei que não devia, mas tinha fome, fora 3 pães... Eu sei que antes de nos deitarmos é a pior altura para comer mas...
...Estou sempre com fome,tenho que estar sempre a comer alguma coisa...

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Californication, está de volta


No canal 1 estão a repor esta série. Aconselhavel a pais, mães, divorciados, divorciadas, casados, solteiros, com mais de 30 e sem grandes pudores.

terça-feira, 28 de julho de 2009

O Bidon, Le Bidon, The bottle, La Botella, La bottiglia...

Este post é uma homenagem ao bidon, esta adorável embalagem que nos transporta este precioso líquido que é a água.
Quantas e quantas vezes já os agarramos? Quantas e quantas vezes ficámos com a boca suja de lama ou pó por levarmos o precioso líquido à boca? Quantos já o perderam? Quantos já o esqueceram em casa? Quantas vezes ficamos com sede por estarem vazios ou porque simplesmente o esquecemos em casa? Quantos temos?
Nestes dias de calor, lá tentamos geri-lo com maior ou menor sucesso. Levamos água ou isotónico? Quantas colheres? Meto gelo? Onde será a próxima fonte? Quando é que chegamos a um café? Levo um ou dois bidons? de 500ml ou de 700?
Como é que o lavam? Com água e sal? Com um escovilhão? Fervido? E as tampas? É rara a tampa que consigo lavar como deve de ser.
O CamelBak é o grande adversário. Ou será um amigo? Quando vou na bicicleta de BTT, levo o Camelbak, pois dá para levar mais ferramenta, mais comer, mais um corta vento, mais água. Enquanto levo no bidon uma bebida isotónica.
Este Domingo sai de casa sem eles, tive que dar a volta, precisava deles.
Cheguei a casa estavam ali os dois sozinhos à minha espera.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

A passagem de modelos, na volta de Domingo.

Chegaram os equipamentos do Clube BTT do Juncal, por isso, era quase imperativo que todos comparecessem! Todos de igual, que lindos. Agora, quando virem este grupo a andar por aí já sabem, somos nós! Logo no inicio da volta passamos por este terreno, acho que não é assim que se estruma as terras...
BTT também é andar a pé. O prémio do trepador de gasodutos, foi para o Leonel, que chegou quase, quase ao topo deste monte.
Não compareceram todos os membros do clube, mas ainda assim, deu para a foto.
Furos, são inevitáveis. Paragem na Martingança.
Onde encontramos o Mário, BTTista há muito tempo, conhecedor, colecionador, de belas bicicletas. Ele, não pode ficar com todas, mas já passaram pelas suas mão algumas bicicletas, tais como uma Tomac desenhada por Doug Bradbury, o homem por detrás das suspensões e bicicletas Manitou. Desta vez vinha com uma das mais belas bicicletas de BTT uma Corratec Super Bow Titan e já agora com um dos mais belos conjuntos XTR. (clicar na imagem para ver melhor).
Mais uma fotografia de grupo, agora um pouco mais reduzido na Nazaré.
Depois de mais uma paragem para a minha Coca-Cola e água para o pessoal, lá fomo nós de regresso ao Juncal, já era perto das 12 horas, o sol e o calor apertavam, mais um risco no bronzeado.
Vejam o relato do Zé Luis no Pedal Virtual e do Marco Belo no Aventura do Pedal.
Desta vez levei a fita do Sigma, mas esqueci-me do relógio em casa, foi pena, porque fizemos alguns picanços saudáveis em algumas subidas e na estrada da Martingança até à Nazaré, por isso gostava de ter ficado com a informação.
Nada de importante!
No próximo fim de semana, estarei por Setúbal para ir de Tróia até Sagres com o Rui Ruim e com outros amantes do pedal e da conversa que não faço a minima ideia quem sejam, mas aí é que está a graça disto tudo!

domingo, 26 de julho de 2009

Que fim de semana...

O fim da Volta à França com a chegada ao pódio de Lance Armstrong.
(As suas bicicletas no TDF, serão leiloadas e os lucros, irão para a sua fundação.

Um ano depois o regresso do Portugal na Vertical, a aventura do Pedro Alves e do seu companheiro Simões em fazer de uma só vez o trajecto de Viana do Castelo até Sagres!
A estreia dos novos equipamentos do Clube BTT do Juncal (isto é importantíssimo)...

71ª Volta a Portugal, gostava de participar.

Na única etapa acessivel a mim!

"À semelhança dos últimos dois anos a organização da Volta a Portugal vai proporcionar a toda a comunidade cicloturista a possibilidade de realizar uma "Etapa da Volta". Tal como acontece no Tour, e na Vuelta.
A 3ª Edição da "Etapa da Volta" que integra o dia de descanso da Volta a Portugal 2009, decorrerá no dia 10 de Agosto (segunda-feira). Neste dia os cicloturistas poderão fazer um percurso muito próximo de uma etapa, vivendo assim as emoções da prova real.
O percurso vai partilhar as infra-estruturas da Volta a Portugal 2009, e a "Etapa da Volta" terá todas as condições de uma verdadeira etapa. Com início na praça do Comercio na Cidade da Lixa o percurso vai rumar a Felgueiras seguindo depois para Fafe, subindo a Lameira e regressando a Felgueiras. Nestes últimos 1500 metros existirá uma prova de superação pessoal, cronometrada, onde a grande meta será o mítico Alto de Santa Quitéria."


Ora está aqui uma voltinha fixe para fazer! Não este ano talvez para o próximo.
Para quem for sozinho, terá que se sujeitar e fazer o caminho de volta até Lixa. O jersey de oferta é bem interessante! Já estão 572 inscritos. Já agora, fiquem a saber que a Volta a Portugal inicia-se no dia 5 de Agosto e termina no dia 16.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Le TDF - Montélimar Mont Ventoux 167 km

Quem poder ver a penúltima etapa da volta à França que o faça, pois deverá ser uma etapa daquelas que ficará para a história.

Lance e Pantanni no Mont Ventoux

Agora de mota.
Um outro video com bicicletas e a qualidade do Vimeo.

Mont Ventoux - Etape du Tour 2009 - Le Tour de France from Watanidiot Editing on Vimeo.


terça-feira, 21 de julho de 2009

12 Horas BTT Proença-a-Nova - Versão Longa

Um ano depois de volta a Proença-a-Nova para as 12 Horas BTT da Horizontes. Desta vez não no aeródromo como no ano passado, mas bem dentro da localidade. Confesso que fiquei um pouco apreensivo por ver que a prova iria passar no centro, mas afinal tudo resultou numa boa surpresa! Devido ao facto de Proença estar em obras, as condições não foram as ideais, mas a abordagem séria e honesta do Paulo, o organizador, fez com que toda a gente estivesse bem disposta, para 2010 as obras já estarão realizadas!
Com 5 provas de 24 horas e uma de 12, já dá para ter uma ideia do que é e não é necessário.
Desta vez a alimentação centrou-se mais na utilização de barras energéticas e de proteínas, gels e uma bebida energética, isto é, com mais hidratos de carbono que as habituais bebidas isotónicas. Levei também pão com manteiga de amendoim com mel. Uma outra coisa a levar, é uma bicicleta a mais, mesmo que esteja velhinha, pode servir para dar mais uma volta ao circuito e quem sabe, subir um lugar ou dois na classificação, ou quanto mais não seja, para continuar a sofrer as horas que pagaram!!!Chego a Proença, faltam 5 horas para as 10:00 da noite, a hora da partida. A primeira pessoa que reconheço é o António Girão. Estaciono o carro mesmo à beira da pista, a 50 metros do arco da meta. A razão principal de chegar tão cedo a esta prova foi a necessidade de dar uma volta de reconhecimento antes de anoitecer. De noite, parece que o percurso é outro, mas arrancar de noite e sem ter a mínima ideia de como é o percurso não é muito aconselhável!
Calções, sapatos e luvas e estou pronto! Quem também está pronto para sair é o António Girão e a Filipa do S.C. Leiria e Marrazes, os três vamos participar a solo. Saímos juntos. Depois de uma subida e descida em alcatrão entramos fora de estrada num monte de pedra solta logo seguido de uma curva à esquerda e outra à direita e apanhamos uma parede bem inclinada, segunda secção da imagem da altimetria! Bem, não vou descrever as outras subidas. Pronto, está bem, havia também mais uma subida com umas pedras irritantes que teimavam em por-se à frente das rodas comprometendo a tracção. Acumulado: 209.57 metros - Distancia: 7.820 metros

Uma subida que adorei fazer foi um pequeno single track cheio de curvas, metia o prato pequeno e toca a pedalar, vira à esquerda, vira à direita, torna a curvar à direita, BTT a sério!
No final partilhamos a mesma opinião, é um percurso difícil com muita altimetria, mas que vai dar um grande gozo de fazer! Há pois, já me estava a esquecer, o pó, era muito.19:00, faltam 3 horas para a partida, hora de comer, mais um "agradável" jantar de Hidratos de Carbono e Proteínas.
A hora aproxima-se, depois de montar o dorsal ,fomos meter as bicicletas no parque fechado e dirigimo-nos para a partida, encontro-me com o Paulo Vieira, que conheci nas 12 horas do ano passado, metemos a conversa em dia e são 10:00.
Partida, tipo Le Mans, tudo a correr para as bicicletas, apesar de um ou outro pé torcido este método resulta bem, nada de engarrafamentos.
Desta vez, como são 12 horas, queria fazer algumas coisas que não tinha experimentado tal como encarar a prova com mais ritmo, diminuir mais as paragens, ter mais atenção à manutenção da bicicleta e acertar e respeitar as horas das refeições.As primeiras voltas são feitas com muito pó, que iluminado pela luz que levo se torna branco e não deixa ver bem os trilhos. Pedalar, pedalar e pedalar, à ,medida que as horas vão passando, cada vez há menos pessoal em pista. O cansaço faz com que quando paro me esqueça de uma ou outra coisa que queria fazer, ou era a lubrificação, ou comer agora uma barra, ou apanhar uma banana. Algumas das paragens são feitas para limpar o pó da transmissão e lubrifica-la. Ás 2 horas da manhã troco a bateria da luz, reabasteço os bolsos, está na hora de uma barra de proteínas. Na descrição dizem barras de recuperação, indicadas para depois do exercício, mas aqui temos mesmo que meter as proteínas durante, comi mais uma e guardei outra para o final. Na zona da meta havia bananas e laranja fresca cortada, parei aqui umas quantas vezes. Mais pedaladas.
Durante a noite dei uma volta com o António Girão, pomos a conversa em dia, tento-o convencer a fazer um blogue e lá segue ele!
O cansaço chega e uma dor no joelho direito que tinha aparecido dois dias antes obrigou-me a um esforço suplementar da perna esquerda que já lá mais para o fim também se estava a queixar. De manhã o calor também começou a apertar, para prevenir, bebi uma garrafa de água com uma saqueta de um pó com electrólitos.
Entre as 8 e as 9 cruzo-me com o Paulo Vieira, mais conversa, desta vez sobre os benefícios de ter um treinador para nos orientar e também das massagens!
Alguns escuteiros, já cansados dormem onde podem! Durante toda a noite estiveram nos cruzamentos de estrada!
Mais uma volta e já está, talvez por saber que é a última faço-a mais lentamente, mas a meta está a chegar, despeço-me de cada subida que faço, pelo menos este ano já não irei lá voltar!
META!!!
Terminaram as 12 Horas de Proença-a-Nova! Só quando parei é que reparei que realmente estava calor! Bebo mais umas águas, não tenho muita pressa, fico por ali a ver os que faltavam chegar.
Por causa das dores no joelho e no gémeo, fui ter à zona onde estava a equipa do Mário Gamito a fazer massagens, ele é que é o massagista do Paulo Vieira. Pela primeira vez, deram-me uma massagem profissional, que maravilha. Quem puder experimentar, que o faça, é altamente recomendável!
Banho, entrega de prémios e almoço, hora de voltar.
Agora tenho outro desafio, chegar a casa. Sei que não é muito recomendável agarrar no carro e andar por aí com uma directa em cima, depois de andar a pedalar durante 12 ou 20 horas, mas estava muito calor e por isso tinha que escolher entre tentar dormir ali mesmo no carro ou seguir viagem até à próxima estação de serviço. Segui até à próxima estação de serviço, entre Coca-Cola, cafés e água fresca na cabeça, costas e pés, lá cheguei a casa.

Resumindo, adorei esta prova, fiquei em 7º lugar, mas foi como se tivesse conseguido um 3º ou 4º, pois terminei com a consciência tranquila, dei o meu melhor, tentei puxar sempre, mantive os batimentos sempre acima das 140 pulsações (136 bpm média). O circuito era difícil tecnicamente com um acumulado por volta de 209,57mts, acabei por fazer um total de 3981 metros, se virem o gráfico dá bem para ver que subidas eram muitas e longas e as descidas eram poucas e curtas. Lembrei-me algumas vezes dos treinos de estrada que tenho feito a subir os montes que há por aqui, ainda bem que os fiz. Fiquei também satisfeito por verificar que fiquei apenas a 2 voltas do vencedor e a uma volta do 2º classificado.
Quem teve algum azar foi o António Girão que terminou em 6º com o mesmo número de voltas do que eu, um desviador partido e dois furos, tiraram-lhe a possibilidade de ter subido mais na tabela, mas isto faz parte deste desporto, estes contratempos... Por isso há que anteve-los e foi isso que ele fez levando duas bicicletas.
Gostaria de chamar à atenção para a qualidade de apresentação das classificações da prova, mais ninguém faz isto em Portugal!!! A empresa responsável foi a SIIM.
Este ano acabaram-se as provas de 12 e 24 horas para mim. Já estou com uma ideia de algumas das provas a fazer até ao final do ano.

Fotografias da prova aqui.
Recaldo no ForumBTT aqui.

domingo, 19 de julho de 2009

12 Horas Btt Proença-a-Nova

Post rápido para dizer correu tudo bem nas 12 Horas BTT de Proença-a-Nova. Finalmente participei num prova com partida tipo "Le Man", o percurso tinha algumas dificuldades técnicas e muitas subidas no final foram muitos metros de acumulado.
Ainda não saíram as classificações, mas creio que dei 19 voltas num circuito com pouco menos de 8 kms. E tal como em 2008, fiquei na 7ª posição.
Amanhã conto mais.

Actualização: As classificações já saíram, estão no site da Siim.


sexta-feira, 17 de julho de 2009

Lanterne Rouge - Lanterna Vermelha

Nos comboios o maquinista tinha uma lanterna vermelha na última carruagem para que pudesse saber que esta carruagem ainda lá estava e não tinha ficado pelo caminho.

No Tour de France o Lanterna Vermelha é o último ciclista, este ano quem a leva é Kenny van Hummel. A ter em conta é que apesar de estar no último lugar está apenas a quase duas horas do primeiro classificado após 11 etapas, 1571 kms percorridos!!!
Espero que chegue ao fim, que complete todas as etapas e que um dia possa contar aos filhos que chegou a Paris de bicicleta com todas as grandes avenidas fechadas especialmente para este grupo de atletas passarem.
A Volta à França deverá ser provavelmente a melhor prova para chegar a Paris como Lantern Rouge...

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Pedalar é fixe!

Hoje foram 53 km sem abusar.

Sábado estarei nas 12 horas de BTT. Para variar estou expectante! Vamos a ver!!!

Duas semanas depois vou enveredar por mais uma aventura, mas desta vez com mais pessoal! O Rui lançou o desafio.
Não, não foi comer iogurtes Actimel... Foi ir de Tróia até Sagres.
Vão ser 200 kms de pedaladas com pessoal com quem nunca estive, mas que parece que nos conhecemos à anos, estranho!!!

Calor, bronzeado à ciclista e espero que muita conversa!

Uma pequena revisão.

A menos de uma semana das 12 horas de Proença, fui ter com o António para me dar uma "mãozinha" com a pedaleira, que estava a começar a fazer um barulho irritante. Se tivermos as chaves certas, até nem é difícil.
Aperto dos parafusos com o binário exigido.
Quando acabámos, a mola da pastilha do travão de trás começou a tocar no disco, fazendo um barulho irritante.(post original). A pastilha ainda tem 2mm para gastar, estou a ficar um pouco farto dos travões da Avid.

Hoje não andei, os joelhos não doeram quase nada depois da volta de Domingo, sinal de que estão adaptar-se as subidas na Trek.

Já comecei à procura de provas para fazer o resto do ano, mesmo se aparecer mais provas em circuito não as vou fazer, agora quero fazer mais maratonas e voltas maiores de estrada, chega de andar ás voltas!!!

domingo, 12 de julho de 2009

Hoje a volta foi à tarde

De manhã, não consegui sair de casa antes da minha filha acordar, por isso acabei por ir até à praia da Nazaré e a volta matinal,passou para a tarde.
O objectivo do dia era fazer o Tour des Grottes, passando pelas grutas dos Alvados e fazendo a subida às grutas de Santo António pelo lado de Minde.16:30 Saí de casa em direcção à Nazaré. Um dos objectivos era fazer mais de 120 quilómetros de subidas.
Depois da Nazaré em direcção a São Martinho virei para os 2/3 Kms de subida entre Cela Velha e...
...Cela Nova, sempre em 50x3 velocidade mais leve (não tenho aqui a bicicleta para ir verificar quantos dentes tem...).
Alcobaça e e o seu mosteiro
Nesta subida, fui alternado entre sentado e levantado, a tentar manter a velocidade acima dos 18 kms, nem sempre consegui.
Ainda tinha que passar para lá daquela serra lá ao fundo.
Já depois de Porto de Mós, o inicio das subidas a sério, está quase.
Uma recta para descansar depois de passar Livramento.
Alguns amigos, já me perguntaram o caminho para a subida das curvas por Alvados até ás grutas, pois bem, podemos chegar lá de duas maneiras, ambas passam por esta rotunda.
A primeira, é a menos difícil, indo de Porto de Mós em direcção a Mira D'Aire, basta virar em direcção ao parque de merendas dos Alvados, seguir a recta até chegar a esta rotunda e virar na primeira à direita.
A segunda opção, é não virar aí e continuar a subir em direcção a Mira D'Aire e já mais em cima, virar à direita em direcção a Alvados. Aqui se virarmos logo à direita dá para subir às grutas mas é sempre a direito, para fazer as curvas das fotografias em baixo, seguimos em frente até apanhar a tal rotunda.
Quem quiser fazer um treino um pouco mais intenso, pode sempre fazer a segunda opção...
Ao iniciar a subida, "bateu-me" um certo desanimo, depois de fazer mais de 1 km de plano, estava à frente de uma "parede", não podia ir-me a baixo, estava lá para subir e já a tinha subido antes. Atiro esse pensamento para trás, meto o prato de 34 e a 2ª mais leve (estava a guardar a mais leve, para mais tarde...).
Pouco antes de fazer este cotovelo, tive mesmo que parar, não pelo cansaço (que tinha) mas pelo suor que caiu nos olhos. Ainda tentei seguir, mas estava mesmo a arder. Parei, passei os olhos por água e continuei.
Não é a fotografia ideial, estava ocupado a pedalar, mas dá para ver parte do dito cotovelo lá em baixo!
Chegado ás grutas dos Alvados vi que já era tarde de mais para a volta que tinha em mente, por isso continuei a subir até chegar ás grutas se Santo António.
Chegado aí parei no café do restaurante, para beber o meu prémio de montanha, uma merecida Coca-Cola bem fresquinha!!! Aproveitei para lavar a cara, os óculos, encher os bidons e comer um pão com doce de amora. 19:00 Horas, está a ficar tarde.
Como estava calor não levei a habitual camisa interior, como o regresso até Porto de Mós é sempre a descer e já estava a ficar frio, lembrei-me de uma coisa que os ciclistas "a sério" fazem nas descidas. Eles metem algumas folhas de jornal no peito a fazer de corta vento. Eu o que tinha era a película das sandes e um papel que tinha para limpar os óculos, foi isso que utilizei, não fica muito bonito, mas resultou!
Mira D'Aire lá ao fundo.
A tal subida e cotovelo.
O outro acesso sem curvas até ás grutas dos Alvados.
O caminho de regresso é mais rápido.
No total, foram 95,9 kms feitos em 3:55 horas, não foi aquilo que queria fazer, mas fiquei satisfeito, cheguei a casa com a sensação que teria conseguido fazer mais. A verdade, é que se nos alimentarmos como deve de ser, o corpo consegue recuperar e seguir caminho.
Agora é ter calma e não abusar, até ás 12 Horas de Proença acabaram-se as subidas, não quero fazer o mesmo erro das 3 Horas de Leiria...