segunda-feira, 24 de maio de 2010

24 Horas de Castelo Branco 2010 (Versão Longa)

Cheguei a Castelo Branco na sexta-feira ao fim do dia.
Dirigi-me logo às piscinas, estava curioso para saber como era o percurso. Os representantes do país vizinho já lá estavam a montar o tenda. Tal como o Pedro Maia e o seu colega Rui Batista que estavam de saída para uma volta de reconhecimento, aproveitei a boleia e juntei-me a eles. O percurso foi feito em sentido contrário ao do ano passado, poucas eram zonas comum, a maior parte eram single tracks suficientemente largos para a passagens dos mais rápidos. Alguma pedra e muitas pequenas irregularidades resultantes da máquina que abriu caminho. Também havia subidas mas nada de especial desde que fossem feitas sem forçar. Não chovendo, só haveria lama em dois pontos do percurso.
A opinião foi comum, o percurso estava bastante interessante para uma prova de 24 horas. Se tivessem alisado um pouco mais certas zonas, teria sido uma pista perfeita.
Fui jantar uma picanha e fui para a Residencial Europa (€20,00), não tinha nenhum luxo, mas deu para tomar banho e o colchão não era mau!
Sábado de Manhã, ás 9 horas já lá estava, sem pressas lá fui preparando as coisas. Fui comendo alguma coisa, fruta e coisas salgadas, na maratona do Centro e na de Portalegre não dei a devida importância ao sódio (a falta que ele faz) no corpo.
Ás 12:00 Horas, partida.
Grande nuvem de pó e lá vou eu andando, ou melhor, pedalando, não muito devagar nem muito depressa, apesar de não me ter esquecido, não quis utilizar a fita com o medidor da frequência cardíaca.
Depois de entrar na segunda volta começo a sentir o pneu de trás demasiado vazio... Tinha-me esquecido da bomba de ar no carro, valeu a ajuda do "S@ntos" que prontamente me emprestou a sua bomba. Já no carro, não foi preciso muito para ver um rasgão de 2 cm, monto uma câmara de ar com liquido selante e volto à prova (Já agora, a câmara é para rodas de 26 polegadas, mas servem nas rodas 29). Mais umas voltas e novo furo, apesar de agora já levar a bomba no bolso, a câmara apesar de levar líquido selante, não consegue vedar a fuga. Levei duas câmaras de ar, restava-me mais uma. Pensava que a fuga era do rasgão do pneu, mas ao trocar a câmara vi que o líquido do pneu estava concentrado num sítio diferente, verifiquei melhor e tinha um pico no pneu, saquei do alicate e tirei-o, só faltava tornar a meter o pneu.
Se a primeira câmara a meti sem problema a segunda estava mais difícil de meter, tive a sorte do Ricardo Carvalho da Casa do Benfica ir a passar e que me deu uma mão extra na montagem! Obrigado!

O combustível veio de várias fontes, uma delas foi este bolo de mel, mas também fui comendo umas sandes de queijo e presunto, umas batatas fritas, uns palitos salgados, figos secos, amendoins, gomas, bananas, ovos cozidos, etc.
Levei também barras energéticas e gel mas comi apenas uma barra Isostar Long Energy, esta a guardar essas fontes mais para a manhã... Para beber comecei com o pó da Isostar também mas depois comecei a beber esses sumos de fruta carregados de vitaminas do Lidl. Quando chegava ao carro lá ia uma Coca-Cola. Mais durante a noite, ia misturando à bebida energética uma lata daquelas carregadas de cafeína e taurina.
Vai uma goma?
Ás 20:00 tínhamos que sair para a pista já com as luzes.
Continuei a pedalar até ás 21:30, foi nesta altura que parei para jantar. Fui dos poucos que escolheu a refeição fornecida pela organização. Como a "comida a sério" é importante para mim comi dois pratos de sopa um de massa com carne mais a sobremesa. Tive a sorte de encontrar o João Pina que desta vez deixo o kit da Singlespeed em casa. João, já estive mais longe de ter uma Single-Speed, 29er claro! Volto para o carro para mudar de roupa, vestir uma calças e um casaco e à tenda dos meus vizinhos do lado beber um café!
5 horas depois do jantar e 14 horas depois do inicio da prova paro. Não estava com as pernas cansadas, tinha-me alimentado bem e não tinha abusado nas subidas. Mas a noite estava super escura e sentia os olhos cansados. Nada que eu não estivesse habituado, mas desta vez tinha dito a mim mesmo que iria ficar em Castelo Branco a dormir, pois no ano passado tinha tido a sorte de conseguir aguentar-me acordado mais de 40 horas seguidas. Este ano, não quis desafiar a sorte, ao voltar a casa a conduzir um carro cheio de sono.
Durante estas provas penso em muita coisa e não penso em nada, concentro-me no terreno e onde tenho que por a roda da frente quando e o que tenho que comer e beber. Desta vez, questionei esta coisa de andar ás voltas para lado nenhum e só pensava que chegaria a casa na segunda-feira e perderia o fim de semana com quem mais quero estar.
Encostei a bicicleta e fui dormir umas horas.
Ás 7:00 lavei a bicicleta, arrumei tudo no carro, banho e pequeno almoço, despedi-me do pessoal amigo, e fiz-me à estrada para estar com quem eu mais queria.

3 comentários:

Marco Belo disse...

Boas João!

Nem mais, excelente opção que tu fizeste! =)

Vais às 24 de Lisboa agora que passaram para Setembro e para o Jamor?

Abraço.

As Minhas Pedaladas disse...

Olá Marco! Tudo bem?
Estou inscrito. Mas só vou decidir mais em cima do evento. Entretanto vou ás 12 horas de Proença. Fica bem!

V. Ferreira disse...

Viva João.
Obrigado pelo teu comentário no meu blog.
Nós os dois, em modalidades diferentes, queremos é Ultras.
Vou passando pela tua página para ver as tuas aventuras, e delicio-me.
Parabéns pela persistência.
Quanto ao Laminha já estudo alternativas, vai ser diferente de 2010 mas não fica nada a perder. Espero é que haja humidade na altura. Mas será realizado em 2011.
Um abraço e boas pedaladas