sábado, 30 de janeiro de 2010

The new iPad

Não, não me enganei, é mesmo iPad ou em Português, o novo iPenso.

Os americanos têm muita coisa que não gosto. Mas há uma coisa que gosto bastante. O seu sentido de humor. Especialmente quando falam de coisas que nós, os Portugueses temos tanto pudor em falar ou lidar.
E agora o verdadeiro iPad.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Correr descalço?

Ainda não explorei bem este site, mas parece que este médico de Harvard é apologista da corrida descalço, ou quase descalço. A única maneira que consideraria correr descalço seria numa dessas praias onde passamos férias. De qualquer maneira fica aqui o link do site: Skeletal Biology Lab.

Como nós somos mais sensíveis talvez seja mais indicado utilizar esta sapatilhas as Vibram FiveFinger Shoes.Mas há quem corra mesmo descalço e como na internet encontramos tudo aqui fica o site do Barefoot Running Ken Bob. Um exemplo.

Para os iniciado talvez deveriam considerar usar umas sandálias feitas à mão.


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

As séries e gráficos no Garmin.

Tenho pedalado parado esta semana.
Agora, a utilizar a função dos treinos intervalados do Garmin, mas sem ser a abrir...
Quero para já interiorizar as séries, habituar o coração ao sobe e desce. É o momento de fazer um calendário das provas que quero fazer este ano e preparar uma tentativa de plano de treino. Digo uma tentativa porque treinos a sério implicam um grande compromisso pessoal, treinador, alimentação e essas coisas assim... Tudo o que eu quero com estas coisas é "brincar", aprender os princípios básicos e acima de tudo divertir-me. O joelho está a ficar melhor, mas mesmo assim não tenho feito grandes esforços a pedalar mais a pensar na cadência. Ontem já aumentei mais um pouco a resistência do trainer para nível 4, notou-se logo no gráfico, depois voltei para o nível 3.
Vamos ver se no fim de semana, vou lá para os lados da Serra dos Candeeiros e adiciono o gráfico com uma altimetria jeitosa.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bicla para fazer um Fit e pedaladas por aí...

A minha mecânica já não dava as suas pedaladas há uns meses, entretanto cresceu mais um pouco e precisa de um Bikefit. Acho que ela nunca tinha pedalado tanto, talvez uns 500mt.
No Domingo apesar do joelho não estar bom saí para a rua.
Esteve a chover a noite toda e o céu estava escuro para o lado da costa, mas a fome de pedalar era muita...
Levei comigo chá verde com menta no bidon e um pão com amêndoa laminada e mel. O mel foi especialmente escolhido para este efeito, é daquele mais espesso, assim com o calor já não fica líquido.
A volta foi a evitar as subidas, cadência alta e sem esforçar. Fui até à Nazaré ver uma prova de corrida de Corta-Mato, aí estive um pouco à conversa com pessoal do BTT, Segui com o David até à marginal da Nazaré.
Depois segui sozinho para casa, mas como o sol apareceu em força, não fui capaz de tomar o caminho mais directo. Na estrada Nazaré-Marinha Grande virei para a praia da Falca, como podem ver, a estrada não é estrada, é mais um caminho, mas deu para fazer sem problema. Depois de ver o mar segui para São Pedro de Moel e daí até casa.
A volta vista pelo Garmin.
Vou tentar rolar mais no rolo durante a semana...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

TriLance

Fiquei a saber que Lance Armstrong tinha sido triatleta, quando publiquei este post. Fica aqui o vídeo de uma vitória sua à 21 anos atrás e um outro com a confirmação do seu regresso aos triatlos nos próximos anos.
21 atrás

Actualmente

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A nossa placa!

Felizmente lá vamos andando entretidos com as nossas vidas e por isso não estamos sempre a pensar...

...que debaixo dos nossos pés a 6000kms temos uma enorme bola de energia, capaz destas coisas que temos visto nos últimos dias....

Enquanto procurava esta imagem, cruzei-me com um Cão Azul.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Os resultados Laminha e talvez mais corrida a pé?

Depois do primeiro relato dos 11kms do Cross Laminha, aqui ficam mais uma fotografias e os resultados.
Eu e o Ivan. Sim, são mesmo uns calções da praia... Mais uma coisa boa da corrida,é que não há necessidade de investir muito! Até podemos correr descalços na praia. Bem diferente do mundo das bicicletas.
Fiquei em 160º lugar em 179 participantes. Consegui não ficar em último.

Claro que não me importaria de ser último nesta prova Trilhos do Pastor 2010 no dia 28 de Março, mas até lá teria que treinar um bocado pois 28 kms na serra dos Candeeiros não se fazem com uma perna ás costas...
A fotografia é daqui.

Rui, estiveste lá no ano passado. Vamos lá ver se apareço, talvez nos encontraremos por lá.
A sensação que tenho é que se participar nesta aventura vou ficar com as pernas vazias, sem nada para dar durante uns dias....

domingo, 17 de janeiro de 2010

Cross Laminha com Nabos Congelados

Hoje participei na minha primeira prova de corrida de montanha, o Cross Laminha este ano na sua 7ª Edição. Foram 11 quilómetros, 10.20 no GPS.
A prova teve lugar na Cumeira no Juncal e foi organizada pelo Vítor Ferreira, por isso, foi sem surpresa que encontrei na organização o Joel, o Leonel e o "Vassoura" Peralta, foi bom rever os colegas de pedalada do Juncal.
Sendo os meus colegas de BTT do Juncal, é claro que muito destes trilhos já tinham sido pedalados por mim, com excepção dos trilhos mais fechados!!!
Optei por levar os pernitos e os manguitos de BTT, sabia que ia apanhar trilhos muito fechados e realmente foi a melhor opção, tal como ter levado dois pares de meias.
Ás 11:05 foi dada a partida, que começou com uma grande descida em alcatrão, pouco tempo depois os trilhos! Fui sempre tentando pisar as bermas dos trilhos onde havia alguma erva que ajudasse a progressão. Mas nem sempre isso era possível, por isso patinei!!! Patinei muito tanto a subir como a descer. Nas zonas mais difíceis e quando era possível agarrava-me aos ramos tanto para subir como para descer. No BTT aproveito as descidas para descansar aqui não dá! É como se fosse a descer com uma bicicleta de carreto fixo! Descansava quando tinha que passar um muro de pedra ou quando entrava nas curvas e contracurvas dos trilhos mais fechados.
Contei com a companhia do Ivan, a certa altura juntamo-nos para seguirmos juntos até à meta 1:22 minutos depois da partida. As sapatilhas na fotografia já tinham sido passadas por água. escusado será dizer que estavam cobertas com lama. Chegado à meta e depois do banho foi altura do almoço,na companhia do Sica, o tema de conversa foram os triatlos, uma possibilidade para mim mas primeiro tenho que aprender a nadar como deve de ser.
Pela fotografia já dá para entender onde entram os nabos no titulo do post.
Não tinha gelo e era o que eu menos gostava das opções que tinha no congelador... O joelho que tinha lesionado na semana passada, manteve-se discreto até ao quilómetro 4, como estava quente deu para aguentar. A andar até não dói, só quando concentro a força na perna, o que quer dizer que tenho que subir escadas de um modo meio estranho... Espero que passe pois até estou a gostar de correr.
Os dados da prova no Garmin Connect.

Mais fotografias dos trilhos mo site do Vítor Ferreira.
Os relatos de mais participantes, o Tartaruga, Entroncamento Runners, Tomar a Corrida.


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Cafeína é boa ou má?

Parece que muitos de nós não estamos a utilizar todo o potencial da cafeína. É que não é através do café normal que conseguimos utilizar todas as vantagens da cafeína. Vejam toda a informação aqui no site Run Now.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O meu weekend

Sábado parti rumo à Nazaré, com o Garmin 705 montado na bicicleta.
Configurei o visor com dados que queria, depressa cheguei à conclusão que tenho que mexer nele para eliminar o reflexo, quero ter a cadência e o ritmo cardíaco instantâneo no topo do ecrã.
Depois de uma paragem de algum tempo arranco e logo a seguir o António telefona-me. Estava em São Pedro com uma colega de ginásio, a Ana. Lá fui ter com eles. apanhei-os em Água de Madeiros, vinham de São Pedro de Moel, nas suas bicicletas de roda grossa! Acompanhei-os até Leiria!
Tempo: 03:19:34
Veloc. Média: 22.8 km/h
Veloc. Máxima: 50.3 km/h

Ganho de elevação: 665 m
Perda de elevação: 593 m
RC méd.: 137 bpm
RC máx.: 179 bpm
Cadência média de bicicleta: 62 rpm
Cadência máx. de bicicleta: 122 rpm

Domingo
Como todos sabem o tempo não está para brincadeiras, mas tive que sair, fui até São Pedro de Moel correr, já que tinha que correr qualquer coisa porque no próximo Domingo tenho 11 kms para fazer no Cross Laminha.


Parei o carro mesmo à frente do mar, quando saí quase que caio com o vento, não estou a exagerar! Começo a correr devagar está difícil, nem consigo, o vento não deixa, podia ser que no meio das árvores fosse mais fácil.
Sigo ao lado do parque de campismo da Orbitur queria repetir a volta que tinha feito à quase 1 ano atrás, fiz quase o mesmo trajecto.

Aqui no Ponto Novo, desci pelo trilho até chegar à estrada que vai dar à Ponte Nova.
O vento estava mesmo forte, a certa altura fiquei com algum receio de apanhar com um ramo ou coisa pior!
Na volta que falei anteriormente tinha descido por estas escadas na Praia da Concha, mas não o fiz desta vez. correu quase tudo bem tirando uma dor no joelho direito, não vai ser nada, quando cheguei meti gelo.
Sempre foram 8,96 kms em 55 minutos apesar do terreno ser bem mais difícil, espero conseguir fazer o Cross no tempo máximo exigido que são 100 minuto.
Tempo: 00:52:32
Ritmo médio: 06:35 min/km
Melhor ritmo: 04:12 min/km
Ganho de elevação: 186 m
Perda de elevação: 197 m
RC méd.: 154 bpm
RC máx.: 171 bpm

Os gráficos da volta no Garmin Connect.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Desert Dash Namibia 340 km

"You can win it, but you can't beat it. You can catch it, but you can't tame it. The FNB Desert Dash is more than an endurance mountain bike race, it's a wild beast that lures you, challenges you and allows only a few to stay on its back. It's a 340km, 24 hour fight between human and nature, body and mind."
Esta é uma prova na Namibia que se pode fazer a solo, ou por equipas. A distância a cumprir, 340 kms que têm que ser cumpridos em menos de 24 horas. O primeiro classificado termina com 14 horas o 2º classificado termina 2 horas depois.
Nesta não me apanham...
Reportagem no CyclingNews aqui. O site oficial aqui.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Garmin 705 CAD HR - Já está...

... tudo a funcionar, agora é pedalar.
Tive que voltar para o menu em Inglês porque não dava os batimentos por minuto instantâneo.

Sábado ou Domingo faço o ensaio geral.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Prenda de Natal...

Já tenho o Garmin Edge 705 comigo.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Os 3 dias de 2010

Sexta-feira, dia 1
Acordei lá para as 9:30, estava mais ou menos combinado com o António irmos dar uma volta no primeiro dia do ano, um cliché ou talvez uma superstição, seja o que for ,queria sair, por isso lá fui ao encontro dele.
Os figos foram comigo no jersey, comi-os todos.
Sem grandes pressas, seguimos caminho, só apanhamos com chuva na Nazaré, como parecia ser passageira, procurámos abrigo nesta entrada de prédio, depois lá seguimos, com algum frio e vento à mistura.

Sábado dia 2
Parti em direcção à Vieira.
Para variar, virei à esquerda para a estrada que liga são Pedro de Moel à Praia da Vieira.Uma estrada com mau piso, mas sem carros.
Depois da Praia da Veira, segui até Monte Real, queria ir ver como estavam as Termas, que recentemente sofreram uma grande remodelação.
Grandes mudanças, mas o circuito de manutenção continua lá!
O Hotel também está de cara lavada. Demasiado perto para ir lá passar uma noite? Talvez não, quem sabe?... Não voltei logo para casa, tinha tempo e queria fazer mais quilómetros por isso voltei à Praia da Vieira, segui para São Pedro de Moel e depois, sim voltei à Marinha Grande.
Ao fim da tarde, pelo 3º ano consecutivo fui com a minha menina até Óbidos à Vila Natal, os bilhetes de adulto estavam caros e a animação estava mais fraca do que nos anos anteriores...

Domingo dia 3
Logo pela manhã, a chuva caía bem forte, por isso deixei-me ficar por casa até ás 11:00.
A minha ideia não eram bicicletas, mas sim correr, agarrei no carro e fui até São Pedro. Sei que não é muito ecológico, e lógico também, agarrar no carro para correr mas foi o que fiz.
Comecei a volta no trilho ao lado do parque de campismo do Inatel.
Depois fui até à Ponte Nova, já por alcatrão.
E voltei a ver o mar na Praia Velha.
50 minutos depois estava de volta ao carro. Não faço a mínima ideia dos quilómetros que fiz mas não foram muitos. A minha ideia era participar numa prova de 11kms organizada pelo Vítor Ferreira, o Cross Laminha, que passa nos trilhos que fazemos no Juncal. Só que as inscrições já estão esgotadas, por isso se quiser participar neste evento, terá que fazer os 6 kms da actividade dos caminhantes...


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

domingo, 3 de janeiro de 2010

Conselhos para 2010


É um post repetido, mas super válido e por isso não faz mal nenhum ouvi-lo outra vez.


sábado, 2 de janeiro de 2010

Uma aventura em 29er

Uma aventura em 29er... from As Minhas Pedaladas on Vimeo.



Comecei a experimentar o Movie Maker aqui fica a minha primeira montagem.

Feliz ano 2010 para todos vós!