segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Muitos quilómetros, muitas horas, porquê?





Será que vão à procura de alguma que lhes falta?  Tal como é referido no trailler, Lance Armstrong diz que uma atleta de endurance é alguém que foge de alguma coisa que tem dentro dele.
Este é um tema, poderá ser estudado pelos sociologos e psicologos. O que é que tem levado ao aparecimento de tantas provas de longa distância? O que é que tem levado à participação de tantas pessoas nas provas de 24 horas de BTT, nas Ultras de 100 kms das corrida a pé?
Alguns chegam à conclusão que não é a casa com mais quartos, o carro com mais cavalos, não é as férias no Brasil,  que os satisfaz. Tem que haver algo mais recompensador, mais tangível, mais quantificável, mais isto mais aquilo...Não quero ter o mesmo objectivo que o resto do mundo, a resposta não está aí ! Tem que haver algo mais do que uma casa, um carro umas férias.


Quem participa nestas provas tem uma razão pessoal que o empurra para a frente que o faz pedalar, correr, nadar, andar, seja o que for que o faça meter um pé à frente do outro. Num mundo em que tudo parece complicado e inatingível, a determinada altura paramos, questionamos o que estamos a fazer e o que realmente nos faz sentir bem. 

O que é que posso fazer para que me sinta capaz, de ganhar animo e enfrentar o dia-a-dia? 

Na verdade não acho que haja algo de glorioso nas pessoas que fazem isto, talvez Lance tenha razão, fogem de alguma coisa. Ou será que estão a correr para a frente? À procura da resposta para a pergunta, que também não sabem bem qual é?

Quem faz estas provas são pessoas com alguns anos de vida, normalmente acima dos 30 e muitos acima dos 40, 50,60... Muitos com algumas algumas tareias da vida nas costas. Coisas que fizeram e não deviam ter feito, outros coisas que não fizeram e queriam ter feito.
Isto (Endurance), é um modo de tentar lidar com isso. Talvez pareça mais uma  autopunição, mais ocidentalizada, mais aceitável, mais aparente aceitável.
Seja lá qual seja a razão quem faz isto, está a fazer algo, está-se a mexer e isso é bom sabe bem, é aquela dor boa...

3 comentários:

Rui Pena disse...

Boas,

Gostei do que por aqui li...

Faz bem pensar de vez em quando o que nos faz fazer o que fazemos...
Ainda bem que somos todos tão humanos.


Abraço,
Rui

palxandre disse...

Excelente dissertação sobre as provas de resistencia. É uma questão que tenho vindo a colocar a muita gente e com respostas surpreendentes. A Pipa, disse-me:"Acho que as faço mais pelo que sinto durante, portanto, poderei dizer que a MINHA motivação é o que sinto e penso durante essas 24horas"
João, um abraço e continuação do teu bom trabalho. Gosto muito deste blog.

Paulo Garcia

As Minhas Pedaladas disse...

Olá Rui e Paulo, obrigado pelas vossas palavras. É sempre bom ter o retorno daquilo que vou escrevendo. Um forte abraço para vocês!!!

João