domingo, 31 de maio de 2009

2ª Resistência 3 Horas de Martingança

Tal como esperava, estava lá muito pessoal conhecido da Maiorga, Marinha Grande, do Clube BTT do Juncal e os Bloggers Zé do Pedal Virtual e o Nelson do Terras do Sal.
Foram 3:11 horas de calor, muito calor, felizmente havia bolos, laranja, água e bebida isotónica para quem quisesse, podia era ter havido dois pontos de abastecimento. No final da 1ª hora larguei o CamelBak na zona da meta, a água estava quente e o sabor da bebida isotónica era melhor e mais fresca (não sei qual era). Duas em duas voltas, parava para para encher a garrafa e regar o corpo com os copos de água. Depois, a organização a meio da prova lembrou-se de ligar uma mangueira para molhar o pessoal, muito bom, eu aproveitei, claro.
Que ritmo, o pessoal aqui da zona anda bem, o percurso estava bastante interessante, mas apenas para uma prova de 3 horas, pois se fosse uma resistência de 12 ou 24 horas, teria sido demasiado massacrante para os pulsos e costas.
Os trilhos não eram difíceis, mas em algumas zonas havia muitas mudanças de direcção, fazendo os braços e as pernas tivessem mais trabalho, havia algumas pequenas lombas muito irritantes, ainda bem que levava suspensão total. O amortecedor Fox RP23, após a primeira volta, passou para a posição do Propedal para a posição aberto, aproveitando assim o curso que tinha disponível. Analisando a prova do ponto de vista da roda 29, posso dizer que se por um lado havia algumas rectas em era possível acelerar mais, havia também muitas curvas. Já é certo que a roda 29 tem alguma vantagem em recta e descidas, é um facto, mas já não é tão unânime o seu comportamento em trilhos mais técnicos. Eu continuo a preferir fazer estes trilhos com a roda 29, está bem até pode não reagir tão rapidamente como uma 26 mas eu até gosto disso, pois ela dá-me "uma aviso" antes que alguma coisa corra mal, podendo algum erro ser corrigido. Também posso dizer quer pelo facto da roda 29 ter mais superfície de contacto com o chão a tracção aumenta e por isso arrisco mais nas curvas ao inclinar mais a bicicleta. A geometria do quadro com um slopping bastante baixo e com o conceito Genesis 2.0 (video com a explicação) também tem um papel importante. O prato pedaleiro grande (não gosto de dizer talega...) com 42 dentes foi um sucesso. Nas tais rectas utilizei-o bastantes vezes, aumentando mais o rendimento das pedaladas em comparação com o de 32 dentes e com o beneficio de poder pedalar com uma cadência mais alta, poupando mais as pernas.
Quanto a classificações, fiquei em 33º dei 9 voltas(60 kms), o vencedor Sérgio Valente deu 11, não sei bem quantos é que lá estiveram, mas foram mais do que 33... Talvez uns 70 ou 80 participantes.O almoço foi bom e acompanhado por muita Coca-cola e já no ficam por uma(s) cervejas preta!!! Lembrança original não é? Prova a repetir para o ano.
O rescaldo da prova no Forum BTT.

5 comentários:

caminheiro disse...

Gostei de te conhecer pessoalmente e também gostei de ver a 29er mais famosa do universo bloguista. Eu que não sou muito entendido em bicicletas, fiquei um pouco mais impressionado com essa "gigantesca" roda. Fiquei a imaginar-me com um "maquinão" desses a passar alguns obstáculos aqui na minha zona; essa roda quando apanha um buraco, pura e simplesmente não cabe lá dentro (hehehe).
Quanto à prova em si, é claro que a minha prestação não interessou nada, mas gostei de ver os "pro's".
Um abraço

TUCO disse...

Dae João, como anda (pedala) essa força? Que prova legal hein?? Parabéns pela prova e pela qualificação. Obrigado pelas dicas da maratona em Portugal. Vou juntar os trocos por aqui e ver se consigo me mandar para tomarmos um vinho juntos. Meu msn é djtuco@ymail.com. Se quiser adicionar, agradeço.
Estava pensando hoje á tarde, como passamos por tantos blogs, tantos colegas e nos identificamos com alguns amigos que descrevem ou fazem suas provas semelhantes ás nossas, e nos fazem interessar-nos mais por seus relatos. Gosto do seu jeito de escrever e suas fotos. E, pelo retorno que nos deste, mostra que é um bom amigo também. Pode contar conosco sempre. Um abraço amigo!!!

Anónimo disse...

afinal tu nao ficas-te em 33º mas sim em 21º
cmp
licinio

Bruno Mourato disse...

Licínio isso é classificação no escalão dele. Na geral que é o que mais nos interessa, digo eu, ficou em 33 e eu em 26 :) eheh. Mas de qualquer maneira muitos parabéns João. Acho que tens evoluído bastante neste último ano. Segundo dizem a 29er deu uma grande ajuda:)
Abraço e até sábado. Vou-te fazer uma visita à bicimax.

As Minhas Pedaladas disse...

Salineiro, foi pena não teres ido no fim de semana passado à Bicimax para dares uma volta na minha bicicleta... Fica para a próxima, a 29 tem vantagens e desvantagens para mim as vantagens superam largamente as desvantagens.
Tuco, não estou ligado ao msn... mas estou ligado ao Skype: joaogbmenezes. é realmente bom saber que tenho amigos do outro lado do oceano! Um abração Ti e todos os que aqui vêm!!!
Licinio, o Bruno tem razão! isso é coisa de escalões!