quarta-feira, 10 de março de 2010

Audax Loures - Évora.

Ontem o Sr. Oxiclista, sugeriu-me participar num evento único em Portugal. O Audax, Loures/Évora no próximo dia 21 de Março. Não vou por duas razões, calha no mesmo dia da Maratona do Centro e não começa e termina no mesmo sitio.
A Maratona do Centro é uma prova única pois foi a primeira prova que fiz 80kms. Um evento como o Audax deveria começar e acabar no mesmo sítio, pois nem toda a gente tem assistência para nos ir buscar a 135kms de distância.
Vejam o post do Oxiclista, sobre este evento. O evento na Federação Portuguesa de Ciclismo, que está de parabéns por começar a desenvolver estes Audax.
Espero que sejam um sucesso, o país precisa!!!
Para ficarem com uma ideia do Audax mais famoso da Europa e talvez do mundo, vejam este post sobre o PBP-Paris-Brest-Paris 1200kms...
O que é um Audax aqui.

10 comentários:

Pedro Alves disse...

Olá joão,

Tens razão quanto ao local de partida e chegado deste evento. Quando soube deste formato também estranhei pois do que tenho visto começam sempre e acabam no mesmo local.

Ainda não percebi muito bem se este audax está acreditado pelo Audax Club Parisien ou não... mas a avaliar pela distância fora dos BRM estabelecidos internacionalmente pelo ACP parece ser uma criatividade made in Portugal.
Se não estiver acreditado é pena pois é so aplicar o modelo. É igual em todo o mundo.
Vou tentar perceber pois se realmente fosse acreditado podia ser uma boa para fazer os brevets para o PBP 2011... a ver vamos!

Pedro Alves disse...

Olá de novo,

Acho que já percebi...

"...Os Brevets Audax para a bicicleta estão de acordo com as regras internacionais do
Audax Club Parisien (ACP) e Union Europênne de Cycloturisme (UECT) e são representados em Portugal pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de
Bicicleta (FPCUB)..."

Vamos ver se se organizam distâncias de apuramento para o PBP2011

As Minhas Pedaladas disse...

Pedro pode ser que seja o principio de novas aventuras para mim e muitos outros!!!
Esta coisa de ter um Brevet como os pilotos até tem graça. O pior(melhor) é que dá mesmo vontade de carimba-lo todo até aos 1000k!!! (nem que seja aos 60 anos!
Acho melhor inscreveres-te num clube lá fora, não sei se vai haver para já as provas dos 300,600 cá em Portugal!!! São essas as distâncias que são necessárias não é?
Bons treinos! Estou a torcer por ti!

carneiro disse...

"Sr." Oxiclista....

Já me lixaram. O único Sr. que conheço das bicicletas por causa da muita idade é o Albano...ehehehe

João(não é ?) deixe-se disso.

Já estou a ver o próximo brevet 200 : Oh Sr. João chegue-se para lá que me está a prejudicar o cone de vento...
"Oh Sr. Oxiclista, passe aí o bidon, Se faz favor..."

"OH Dr. Prof. Pedro Alves (o gajo com as distãncias que faz já está doutorado) deixe-me prender o elástico..."

vai ser giro.

carneiro disse...

já há transporte de retorno a Loures para 6

Pedro Alves disse...

Olá joão,

Ainda bem que colocaste aqui este post no teu blog, estive com vontade de fazer o mesmo no meu.... mas depois fiquei muito desconsolado.
Contactei a entidade organizadora a FPCUB para perceber se estavam ao abrigo do ACP para fazerem Brevets oficiais - iguais aos que se fazem em todo o mundo.
Foram impecáveis e responderam-me rapidamente.
Para meu desalento trata-se de uma adaptação dos regulamentos do ACP com o objectivo de fazer audax "Portugueses", aproveitaram o que acha que fazia sentido e mudaram o que não gostavam.
A parte triste é que efectivamente de Audax só tem mesmo nome.
Bem sei que isto provavelmente só tem interesse para 2 ou 3 gatos em PT... e que para a maioria é uma boa desculpa para ir pedalar, e isso é positivo.
A questão que coloco é: Porque é não copiamos o que faz bem feito? E que se faz em todo o mundo? da mesma maneira e sem criatividades... Somos assim tão diferentes de todo o mundo?... devemos ser!

Mas pronto serve para o convívio e para fazer uns kms. Mais importante, para a palavra "Audax" entrar na gíria ciclistica.

As Minhas Pedaladas disse...

Amigo Xiclista, paguei esta manhã a minha inscrição na maratona do centro...

As Minhas Pedaladas disse...

Paulo, acredita que estava todo entusiasmado com o Brevet, e quem sabe juntar-me a ti no PBP de 2015 ou 2016? Isso de ir para fora fazer kms para atingir a qualificação fica caro.
Com dizes e bem trazer o conceito é bom mas bolas, o Tuga tem sempre que meter a mão em tudo não é? Ás vezes acerta mas outras vezes só faz...

Não sem se eu fazia parte desse clube de gatos pingados se não, junta-lhe mais um e já somos 4!!!!

C Humberto disse...

Boa noite
O tradicional Troia- Sagres é já um brevte , tem 200 e poucos km, era só homologar essa prova.
Eu adoro longa distãncia e em breve quero fazer 200km a pedalar e se puder quero ir de novo a Fátima e fazer o Tróa Sagres.
Um abraço

As Minhas Pedaladas disse...

Olá Carlos, essa do Tróia-Sagres é uma excelente ideia. E poderia trazer mais pessoal para esta "coisa" das longas distâncias em estrada. Gostei daquela Harley com o saco de fruta!