domingo, 30 de dezembro de 2007

Última volta do Ano

Mais um fim de semana com o pessoal do Juncal, o destino era Porto de Mós. Desta vez não chegamos mesmo a chegar lá, ficamos na serra do lado das Pedreiras.
Toca a subir , pessoalmente não me importo, até gosto , pelo menos enquanto tenho forças, quando fico sem elas , já não gosto assim tanto.
Porto de Mós, fica lá em baixo,
Estão a ver a bicicleta que estou a agarrar??
Desta vez o Pedro Belo levou companhia, o Marco, com uma bicicleta muito especial para mim! A Klein Attitude . O Marco, é um amigo do Pedro, que trouxe a Klein na sua bagagem, ainda tentou pôr a Scott Ransom mas não cabia na caixa de transporte e ainda bem!!!
Tanto subimos que passamos junto ás antenas e ao marco geodésico.
Lá ao fundo está o Parque Eólico da Nazaré, daqui via-se todas as localidades até ao mar. Não sei bem o que é que estava este arco? , portal? a fazer no meio do mato, mas deu um toque interessante ao passeio.A Klein, reparem nas rodas pedaleiras, um prato de 50 dentes!!! Esta não era definitivamente a bicicleta para aqui ainda por cima com uma relação destas , se virem atrás a cassete também não ajudava. Vista de cima , os punhos são em cabedal.Esta Klein é de 1993 e o Marco comprou-a no Ebay, vinha com XTR , pesa à volta de 8kg , é leve mesmo , uma pena. Uma verdadeira obra de arte. ...Que no fim tive direito a desfrutar. Foi uma volta pequenina mas deu para aumentar o meu gosto por ela. Já tinha falado nesta bicicleta antes aqui no Blog.
Obrigado Marco.

Blog interessante

Ao pesquisa sobre o Cape Epic encontrei o Blog do Nuno Machado, no qual nos descreve as suas aventuras em cima de "um bocado de aluminium com rodas" (agora já deve ser carbono).
O Blog chama-se Nuno Machado #50 e se lerem tudo (como eu fiz) ficam a saber a razão do #50.

Ele vai participar em Março no Cape Epic

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Tags do blog

Adicionei a lista dos temas mais falados no menu do blog (está lá mesmo no fundo) agora deverá ser mais fácil encontrar no meio destas mensagens todas o que quer que seja.
Deveria tornar a ver mensagem a mensagem e organizar tudo melhor, mas isso vai-se fazendo.

Volta da 5ª Feira

Esta semana estou de férias e por isso foi dar a minha voltinha por estrada até à Nazaré.
Desta vez, dei ar aos pneus 1,5 da Giant e toca a pedalar.
Já não andava na Giant à mais de 6 meses e deu para lembrar as diferenças entre uma semi-rigida e uma suspensão total...
A velocidade média foi a mesma que faço na MR101, portanto esforço-me mais nessa. pois pesa pelo menos, mais 2 kg.
Desta vez experimentei uma barra de gel de mel da Decathlon, o sabor não é mau, mas o meu gosto não é de fiar pois gosto de quase tudo.Também, já não estava habituado aos travões Cantilever, que nem V-brakes são... Mas no fim da volta, já nem reparava nisso.
Como a volta era pequena, tentei fazer um treino intervalado, isto é, durante 30 a 45 segundo dava o máximo, descansava um minuto e voltava a dar o máximo. Agora as pernas estão a doer um pouco, mas isso é sinal de que valeu a pena.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Bicicletas para alugar

Estas biclas estão para alugar num sitio não sei a onde, mas o que interessa é o site com muitas fotos de bicicletas.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Passeio de natal do Forum Btt - Juncal

Ás 9:30 partimos nesta iniciativa organizada pelo Pedro Belo, do grupo BTT Clube do Juncal, e difundido no Passeios de BTT do Juncal - Porto de Mós, o percurso apesar de ser do tipo informal, estava marcado o que foi uma boa ajuda.

Apesar de por vezes o pessoal se separar uma pouco, os da frente esperavam pelos mais atrasados.
As paragens foram várias.
Desde estas três voltas com o pessoal do Forum btt , ganhei mais confiança a andar em pedra e em trilhos mais sinuosos,como muitas vezes ando sozinho, acabo por andar apenas em estrada , o que não ajuda na destreza...No final a indispensável lavagem, lubrificação da corrente e desta vez também passei massa nos cabos das mudanças.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Ainda a TransPinhal Vila de Rei

Passei no site da Escola Aventura(os organizadores da Maratona Transpinhal) e ví que tinham lá mais umas fotos da maratona, tiradas pelos controladores ao longo do percurso. Ficam aqui algumas, mas quem quiser ver mais basta ir ao site.
Ali vou eu com o jersey do costume!
Ouve trilhos para todos os gostos, longos estradões...
Trilhos mais estreitos...Gostei mesmo destes trilhos ao lado dos ribeiros.
Quando passei por aqui já estava a anoitecer.
Em cima da bicicleta e lá, parece ser mais inclinado, do que na fotografia.Grande foto!!!Quando passei aqui , já era de noite!!!
Foi bom ter a companhia dos dois companheiros de maratona o Paulo e o Ricardo. Se virem bem estão dois BTTistas na fotografia.
Foi um maratona difícil em que tive que desistir a 8 kms do fim, felizmente por só por ter ficado de noite. Ficou por fazer a subida ao ponto mais central de Portugal .
Para o ano se tudo correr bem lá estarei. Espero que para o ano o arranque seja mais cedo.
Quem for a Vila de Rei e der lá umas voltas acho que vai gostar!!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Hoje não saí de bicicleta

Fui até à Nazaré beber um café e depois fui ver uma paixão antiga os 4x4 em Alcobaça.
Era o campeonato nacional de trial.
Para falar a verdade, do que eu gostava mesmo era do tempo em que saía mais um ou dois amigos meus e lá íamos até conseguirmos enterrar um dos carros (geralmente o meu UMM).
Depois era tentar tira-lo de lá com pás cordas, hi-lifts, correntes, etc. Quando ainda assim não dava, ia-se à procura de um tractor que desse uma ajuda.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Classificação Maratona Abiul

Foram 6:50 horas de bicicleta, a pedalar e a empurra-la monte acima. Fiquei na 241 posição em 258 que terminaram.
O 1.º classificado Marco Sousa da Benebike com o tempo de 3:41horas, teve menos 3 horas de gozo do que eu!!!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Maratona Abiul - Vila Cã

Manhã de domingo, enquanto uns dormem, outros vão andar de bicicleta.A confusão do costume, com os "campeões" atrasados, a tentarem chegarem o mais à frente possível, "Com licença(...)é só um jeitinho(...)etc."
Os trilhos era muitas vezes apertados e as pernas sabem-no.
Bate, bate coração...
Um pouco de alcatrão para rolar descontraído. Nestas alturas usei o pop-lock, tanto atrás como à frente, ouve também muitos estradões em que bloquei a suspensão.
Mas mesmo assim temos que pedalar, pedalar e pedalar...
A Tora a trabalhar
Pedra e lama, ás vezes a pé ainda era pior... (escorregava mesmo muito)
Mas os trilhos apesar de perigosos eram também muito bonitos.
Uma paragem para uma fotografia de uma subida.
E outra subida.
Aqui a chuva ameaçou aparecer, assim como o vento e o frio.Depois de uma paragem mesmo no fim da grande subida um abastecimento com bebidas e gel da Powerbar. Abastecimentos que vieram mesmo na altura certa pois ainda havia mais uns 15 km pela frente. A descida tecnicamente nem era muito difícil, mas como era bastante longa e com aquelas pedras todas, mesmo com suspensão total mostrou-se um bom obstáculo, mostrando que nem sempre dá para descontrair nas descidas. Fiz a descida atrás de um bttista com uma rígida e V-brakes, ainda trocamos umas palavras sobre a "mão de obra" que a descida estava a dar... Lembrei-me de quando fazia as descidas com a minha Giant Bronco .

Boa maratona apesar dos chuveiros estarem um bocado sujos(quem é que manda chegar tarde...), mas água era quente, deu para lavar a bike e o almoço(jantar??) caiu bem. Não ouve também falta de ambulâncias que creio que estavam em todos pontos chave.
Venha a próxima.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Serra dos Candeiros os filmes


As primeiras subidas.

A subida de pedra e a paisagem

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Serra dos Candeiros

A hora combinada era ás 9:00 horas, por isso tive que sair cedo.
Ás 8:20 fiz-me à estrada, tinha 15km à frente e tinha que me despachar.
O amanhecer, o nevoeiro e o sol dá sempre um ambiente especial...
Já na serra o pessoal ia esperando pelos mais atrasados
A humidade fazia com que as pedras ficassem escorregadias, o que não ajudava muito à tracção
Já mais em cima, uma paragem.Toca a subir, subir e subir...
Entretanto separamo-nos de dois colegas que tinham hora marcada para chegar a casa. E tornamos a subir. Já mesmo no topo junto ao marco geodésico apreciamos a paisagem.
Como já não dava para subir mais começamos a descer. Os Downhills de agora é só saltos e drops e coisas assim, eu cá gosto mais destas assim sem saltos mas com curvas e trajectórias.
É realmente de salientar como o o facto de baixarmos o selim altera tanto o nosso comportamento em cima da bicicleta. Não fiz nada de radical, mas desci com mais confiança.
Quando cheguei a casa ajustei as manetes do travão para ficarem mais perto dos punhos, é que tenho uma mão pequena e ter a manete bem ajustada faz toda a diferença. Agora tenho é que por mais óleo nos travões pois a afinação que os Juicy 7 tem esgotou-se.
Caí!!! Ao fazer uma curva ouvi um PFFFFFFFFFFFFFFF, tento endireitar a roda, tento outra vez e já estou no chão!!!
O pneu tinha um espinho cravado que tirei com o alicate (pesa nas costas mas dá jeito) e mais dos rasgões na câmara de ar. Furei com o espinho mas como devo ter apanhado uma pedra, a câmara trilhou e vazou logo e daí a queda. Tudo montado e lá vamos nós.
O pessoal do forumbtt.net ainda foi comer mas já era 12:30 e queria ir para casa.
70 kms feitos e uma manhã bem passada.