segunda-feira, 12 de outubro de 2009

As voltas da semana passada

Segunda Feira, dia de feriado.
Um dia depois de um fim de semana mais intenso que o habitual. Foram 130 no Sábado e 50 no Domingo. Não é muito, mas eu não costumo andar assim tanto dois dias seguidos, portanto, já qualquer coisa. Hoje tentei fazer o que se deve realmente fazer, uma volta curta, sem mudanças pesadas, rolar, deixar os pés irem atrás dos pedais, descansar!
Foi o que fiz e no final senti que as pernas gostaram.
Terça-Feira, não andei.
Quarta-Feira
Dia de chuva, mas como não esta a chover ao ao final da tarde, fui ter com o António para mais uma voltinha. Desta vez para subir até ao Juncal e voltar. Foi então que a chuva resolveu aparecer. E que chuva!!! Foi a minha estreia de chuva em bicicleta de estrada, não caí! Também as descidas forem feitas devagar, pois, para além da forte chuva, era de noite e as lentes molhadas e e embaciadas não deixavam ver grande coisa!!!
Quinta-Feira, tornei a não andar.
Sexta-Feira
Saí de casa, para ir até à Nazaré, mas logo à saída da Marinha Grande aparece um outro ciclista, começamos a falar e acabamos por fazer a volta juntos.
Afinal o meu colega de volta era o Nuno Silva, que conta com alguns podiums, em XC, maratonas e resistências.Resultado, acabei por fazer os 40kms a uma média de 143 bpm e numa hora e 25 minutos, andei 40 minutos acimam dos 160 bpm. O que até foi bom, treinar com mais pessoal tem-me ajudado a melhorar (espero eu) a velocidade e manter o ritmo mais alto. Já para não falar do gozo que é rolar com mais pessoal e partilhar as nossas experiências.
Sábado,
Saio de casa com o objectivo de rolar sem grandes esforços, partí em direcção a Vieira de Leiria. Paro numa estação de serviço para o meu café habitual e quando estou a sair passa um grupo de ciclistas, alguém chama o meu nome e lá fui eu atrás deles!
Esta coisa das bicicletas de estrada tem realmente os seus pontos fortes, uma delas é sair e encontrarmos quase sempre mais um colega de volta!!! Neste caso eram uns 7 ou 8! No grupo estava o Nuno Silva que tinha conhecido no dia anterior, o Ricardo Figueiredo, o Sérgio e o Jorge Valente, que vão fazer equipa no GeoRaid "Os manos Valentes". Felizmente para mim estavam num daqueles treinos que antecedem o Domingo que serve mais para a "brincadeira", por isso deu para os acompanhar. Depois de uma paragem para comer qualquer coisa seguimos até São Pedro de Moel. Aqui virei para a Marinha Grande, e eles seguiram até à Nazaré. O meus últimos 7 kms foram feitos na pedaleira pequena sem nenhum esforço.
Dizem que o descanso e a recuperação é tão importante como o treino, portanto estou a focar mais esse aspecto.
Domingo
Saio de casa ás 2 da tarde, depois de comer um pão com marmelada, em direcção ao mar de São Pedro de Moel, mais uma vez, tentei fazer as coisas como devem de ser e os primeiros 10 minutos foram feitos na pedaleira pequena para aquecer as pernas sem grandes pressões a frio. Chegado ao Sitio da Nazaré, desci até ao Farol, ia caíndo umas duas vezes com o habitual vento norte. Depois de passar a Nazaré fui para a subida da Cela, depois de Alcobaça subi para Aljubarrota, Juncal e Montes. Em Alpedriz tive a companhia de um colega do Clube BTT do Juncal (vamos estar na maratona do Festival Bike com 18 colegas)!!!
Ao chegar à Marinha Grande, pedalei mais 10 minutos bem devagarinho. Forma 95 kms feitos com uma média de 140 bpm e 50 minutos a acima dos 160 bpm.
Está na hora de dar um carinho à Gary Fisher, lavar, lubrificar e dar uma volta para ver se está tudo bem!

Sem comentários: