sábado, 17 de janeiro de 2009

Sábado, treino de corrida.

Ia para dizer corrida de montanha, termo utilizado em Portugal para Trail-Running, mas hoje foi mais corrida de areia.
A ideia inicial era ir da Marinha Grande até São Pedro de Moel, pelos trilhos e aceiros, mas só me despachei ás 16:30, portanto fui direito a São Pedro mas de carro. Queria fazer um treino de 2 horas, com o Camelbak com água e mantimentos. Um pouco para testar as várias opções para a Trilhos do Pastor no final de Março e encontrar mais subidas e descidas para ir me ir habituando a andar por "maus caminhos". MP3 (só uso a correr e baixinho) com um set de um amigo Mahonkey "08 Mix 4" e toca a correr, em direcção do parque de campismo da Orbitur.
Logo a seguir entro no primeiro trilho.O musgo é sinal de que aqui não à poluição.
Virei para São Pedro.
Para logo a seguir subir ao Ponto Novo.
Posto de vigia do Pinhal de Leiria.
Nos meus tempos de BTT à mais de 17 anos atrás, cheguei a descer por um trilho que havia lá em cima que ia até à estrada da Ponte Nova. O trilho ainda lá estava e deu para descer gostei mesmo de o descer, ainda fiz este vídeo.

Ficou mesmo uma porcaria, mas aqui fica na mesma. Não me responsabilizo por enjoos aí desse lado. Faz lembrar o Blair Witch Project, lembram-se? Quando eles saem da tenda e desatam a fugir? Só faltou passar a Preto e Branco e eu dizer "Oh my Good, Oh my Good..."(Ainda fico com os pelos levantados quando penso neste filme...)
Em direcção à Praia Velha.Fui até São Pedro por estas passadeiras.Devo dizer que é mais difícil do que parece porque a descer,as escadas, estas têm os degraus bem curtos e quando aparece só um degrau, este fica "camuflado" pelos espaços que têm entre eles e não consigo ver o desnível.Já que o objectivo era treinar subidas e descidas, passei pela Praia da Concha.
Não me canso de mostrar este farol.Com a desculpa das fotografias lá ia descansado um pouco, pela quantidade das mesmas dá para ver que descansei várias vezes... Já de regresso a São Pedro.
Em casa meti o chuveiro com mais pressão e passei água fria nos tornozelos, para ajudar na recuperação do treino. Bela volta, mas para a próxima tenho que começar mais cedo para fazer pelo menos 3 horas, a conclusão que chego é que não sei bem como irei eu conseguir fazer os 28 kms da Trilhos do Pastor, mas ainda faltam 2 meses e até lá espero evoluir mais um pouco. Quanto ao Camelbak, para correr está aprovado, agora só tenho que arranjar um modo de meter no cinto os gels e as barras energéticas, é que nestas coisas a alimentação é essencial e temos que ser minucioso pelo menos 300 a 400kcal por hora, se me descuido muito com isto as pernas ficam logo a doer e a ficarem "queimadas", com a alimentação lá atrás na mochila, mais facilmente esqueço-me desta regra. Tenho que mesmo que seja 30 minutos tentar treinar mais vezes por semana, mas tenho dado prioridade à bicicleta.
O tempo final deste treino foi de 1:20H bpm md:160 e mx: 185... Não tive nenhum nenhum problema com as pernas, só senti mais dificuldade numa subida perto do fim mas quando cheguei ao carro, já a ficar de noite, estava a sentir-me bem e tinha vontade de ter continuado, fica para a próxima.

ruiruim disse...

meu caro,

folgo em ver empenho na corrida... Lá na lista de inscritos para o trilho do pastor já podes encontrar um tal de Rui Barbosa.
Em relação ao teu treino posso-te dizer que:

correr na areia simula o esforço de uma subida. É bom treinares na areia mas só de vez em quando. se puderes ir pra serra de aire era melhor (porque tb tens de treinar as descidas e os obstáculos)

com a comida eu uso o relógio. Como passada uma hora, depois passados 45 minutos, depois outros 45 minutos e depois de 30 em 30 minutos. para alem disso (comida mesmo eu gosto de bolo rei e de fruta) ainda como um gel às 2 às 3 e às 4 horas de treino.

Recupera hoje. Faz nem que sejam 20 minutos a correr bem devagar.

Exagera no isostar depois de um treino longo (caso faças as 3 horas)

Não tenhas medo de abrandar e começar a andar. Eu não gosto de para totalmente mas se experimenta podes-te dar bem com isso.

Descobri um plano de treino para ultras e trail running. 8 semanas para distancias inferiores a 30ks, a merda é que aquilo está em françês e não seio qe significam algumas abreviações que eles lá metem. Mas vou tentar traduzir e colocar no meu blog.

Bons treinos

Anónimo disse...

OLá Rui, ainda não me inscrevi tenho que tratar disso.
Efectivamente tenho que ir até à Serra a pé para a semana vou lá mas de bicicleta. Esta ainda é a minha prioridade. Mas tenho que te dizer que fiz bastantes subidas de descidas, nos sitios por onde andei ontem tinham bastantes dunas e foi um sobe e desce constante.
Quanto à alimentação também prefiro fruta, especialmente frutos secos, figos, passas, ameixas,etc.
Para recuperação dou-me bem com umas barras e proteinas ou então um batido leite com proteinas de whey ou soja.
Hoje ainda tenho os musculos das pernas (os quadricepes)bem doridos.
Venha daí esse plano de treinos.