segunda-feira, 21 de abril de 2008

2ª Maratona Aldeia dos Pisões - Curso Intensivo de Lama

A maratona começou para mim ás 4:00 da manhã com uma enorme chuvada a bater na janela! Voltei a dormir.
Bicicleta no carro, apesar de morar a menos de 4 kms dos Pisões, pois já esta a ver que o dia não iria ser fácil.8:30 Junto à Sede dos Pisões, encontro o Leonel do Clube Btt Juncal e o Gualdino.
Partida em direcção aos Montes, a primeira das muitas grandes subidas, tinha o impermeável de plástico vestido, o que tornava a tarefa de subir mais sufocante, assim que cheguei lá a cima tirei-o.Lá em cima viramos à esquerda e o primeiro encontro com a lama! Daquela bem peganhenta, que se agarra mesmo.
Toda a gente à procura de um pauzinho para raspar a lama das rodas!Quem tinha V-Brakes e Cantilever devem ter percebido que afinal os discos até dão jeito.
Depois foi mais do mesmo um sobe e desce com trilhos espectaculares, pena era o piso...
Lama... e mais Lama. Sempre que se amontoava mais lama, lá procurava um pauzinho e toca a limpar. A passar num ribeiro já que estava com os pés molhados, dei mais um banho à transmissão. 1º Abastecimento laranja, bolinhos, barras de cereais, sumos e água. A separação dos 40 e 80 Kms era já ali mais à frente e o pessoal já só falava em porco assado e banhos quentes, tinha 20 kms feitos e duas horas de maratona. Começo a descer, virei para os 80 kms.
A partir daqui, a lama abrandou mas as subidas nem por isso e o prato 22 nem sempre queria entrar, outras vezes a corrente tentava embrulhar-se e lá tinha que pedalar para trás para ir tudo aos sitio. Ainda tive que fazer uma descida desmontado e com os pés a escorregar por ali a baixo, não caí mas só por acaso...Quase todas as semanas tenho que ir até Lisboa e vou pela A8 e sempre que passo nesta zona imagino como seria interessante fazer aqueles trilhos ali mesmo ao lado da auto estrada. Esse dia foi ontem. Depois de já estar a andar um bocado neste estradão, pensei:"Boa vou passar por baixo da A8, finalmente vou em direcção a São Martinho!" - Mentira o caminho apenas passava por debaixo da A8 mas logo em cima, subi e tornei a virar para Este, para subir mais um trilho, desta vez a pé! Alcatrão, toca a bloquear a suspensão, à frente e atrás, sobe, curva, sobe, curva para trilho cheio de ramos e folhas de eucalipto, a subir claro.
Finalmente a ponte, agora o desafio é a areia, pelo menos a chuva serviu para alguma coisa e não foi um grande obstáculo, mais uma passagem de estrada um elemento da organização esta lá com uma lata das grandes de WD40, o meu lubrificante favorito, toca a tratar da corrente e das mudanças. Agora sim já estava a ir em direcção a São Marinho do Porto. Mais um abastecimento, mais uma laranja um bolo e mais óleo no material. E mais??? uma subida claro, aquela lá no fundo do lado direito da baía, bem a subir.
São Martinho em direcção à Nazaré, sem antes fazer a descida espectacular em direcção à Praia do Salgado. Desta vez grande parte ou com um pé no chão, ou mesmo desmontado.
Depois da Praia do Salgado, a areia que na verdade não me desmoralizou, o facto de andado várias vezes a pé ao longo do percurso fez com que descansasse as pernas e o traseiro!!
Pior foi a areia na transmissão e nos discos.Problema resolvido com uma poça e mais um banho no material, continuou o barulho mas com menor intensidade. Mais um encontro com o alcatrão, passo a ponte e subida novamente até lá acima e novo abastecimento, com vista para o elevador da Nazaré e o mar lá em baixo. Mesma coisa, Laranja, bolinhos, sumo mais água e óleo para a corrente.
Como seria o caminho até aos Pisões? Já estava a 20 kms mas pensava que até lá seria um mar de trilhos de areia. Passamos perto da Piscina da Nazaré rotunda, outra rotunda e trilho de areia. "O que vale é que a areia está molhada e assim não vai custar tanto" Pensei eu, mas eis senão quando me deparo com um estradão em brita grossa!
Não sei durante quantos kms ia durar mas é melhor aproveitar enquanto dá! Toca a por o prato grande e pedalar, o estradão estendeu-se até à Fanhais, depois mais um estradão um pouco mais difícil mas sem dificuldade ao lado da linha de comboio até à estada Pataias Alcobaça, depois daqui já estava bem perto dos Pisões, um single track mesmo ao lado de um ribeiro, avisto a minha casa lá ao fundo, mas ainda não tinha acabado, quase a chegar as casas do Corno de Cabra passo por dois participantes, os primeiros que ví desde o primeiro abastecimento aos 20kms, tinha feito quase 60 kms de maratona sem ver nenhum participante. Mais um controlo, subo as pedras e a última dificuldade ultrapassada.
Cheguei aos Pisões em 7:01 minutos! Com direito a uma bebida energética. Como a bicicleta estava um pouco suja fui até casa. Quando paro oiço um PFFF, pneu no chão! A câmara de ar tem liquido dos furos, mas o ar estava a sair da válvula... (ainda bem que foi só nesta altura...)Tomei um belo banho e pedi boleia ás minhas miúdas até ao carro.
Comer!!! Ainda havia pessoal a comer! Deu para dar mais uns dedos de conversa com o pessoal e ver a chegada da última concorrente que escolheu esta maratona para a sua primeira e logo para fazer os 80!!!!!!!!!!! Parabéns!
Para o ano vou participar outra vez, gostei da atenção de facilitar o regresso aos Pisões depois da Nazaré! Grande prova espero que para o ano haja menos chuva, mas se houver, que seja como foi para mim, quase sem chuva. Parabéns Pisopedal.

Sem comentários: