quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Festival Bike, o que ví por lá.

Depois da partida da Maratona e como ainda faltava 15 minutos para a abertura da exposição fui até à pista de trial e dirt, logo aí ficava também o local para as marcas que tinham bicicletas disponíveis para testes. A Specialized, creio que foi a pioneira com os testes, grande parte da gama estava disponível para quem as quisesse testar. Eu seria um deles!
Após uma primeira volta para ver as novidades, lá fui ao stand da Specialized preencher a ficha para poder fazer os ensaios. Escolhi uma Demo 7 , uma Epic Marathon Carbon e uma Enduro SL Carbon.
Como estava com sapatilhas a primeira bicicleta que andei, foi a Demo 7. Pode ser que no próximo ano a Specialized consiga fazer uma verdadeira pista nos montes que circundam a feira e possamos realmente testar as bicicletas. A primeira ideia que fiquei é que a bicicleta é pesada, mas isso não é defeito, eu é que não pertenço mesmo ao mundo do DownHill, mas do que andei a descer gostei e estou certo de que se tivesse descer os trilhos que costumo descer em Porto de Mós teria adorado.A 2ª bicicleta que andei foi a Epic Marathon Carbon... Uau.!!!Quem preparou a bicicleta para eu andar foi o André Malha, que participou na edição deste ano da prova Sul-Africana Cape-Epic, montou os pedais de encaixe e até me perguntou o peso para afinar a suspensão, bem como a altura do selim com que habitualmente ando, como me tenho interessado por este assunto, por acaso até sabia. Após o "tuning" da Epic, explicou-me o funcionamento da suspensão e como fazer para testar os diferentes modos no ensaio.Bicicleta pronta, toca a andar.

Que bicicleta, leve, não custou nada fazer uns bunny-hops, a subir não bombeou nada, ainda subi uma parte do monte sem problema nenhum. Claro que só daria para perceber bem o potencial desta bicicleta com uma volta maior talvez quando estiver disponivel para testes. Faltava ainda testar a Enduro SL Carbon, mas já a tinha testado no ano passado, resolvi andar numa bicicleta de corrida, mas como não tinha selecionado nenhuma na ficha de inscrição para os testes, já não foi possivel. Este ano a Scott também também estava presente com bicicletas para testes, por isso não perdi a oportunidade de andar na Spark, bela bicicleta também, aqui o meu interesse era conhecer o sistema de bloqueio do amortecedor traseiro,TRACLOC.O amortecedor tem 3 posições, bloqueado intermédio com 80mm e a suspensão mais "solta" com 110mm. O manipulo preto activa o bloqueio e o de metal solta a suspensão, para cada uma dessas posições.
Como na minha Mondraker tenho um sistema deste tipo, bem mais simples e básico, apreciei especialmente este pormenor, bastante interessante. Não quis sair da exposição sem antes andar numa bicicleta de corrida, uma vez que estou interessado em comrar uma no próximo ano. Andar com uma BTT em estrada não tem graça nenhuma, mesmo com os pneus bem cheios, tenho sempre aquela sensação de atrito.
A bicicleta testada foi uma Addict R4 cujo quadro em carbono pesa 790 grs... O conjunto da transmissão é o Rival da Sram. Não estou habituado a andar em bicicletas de corrida e a última em que andei foi uma clássica em aço. Portanto, andar num "avião" de 2500,00€ foi bastante agradável. Gostei da relação das velocidades, pratos 50 e 34 e cassete 11-28, como a utilização quero dar à bicicleta de corrida é fazer montanha esta relação será a ideal.
Já na exposição devo dizer que gostei particularmente do stand da Specialized. Deu uma atenção especial ás crianças com um circuito para poderem brincar também, já que os pais tinham o se espaço lá fora na zona de testes.
A Specialized está ciente das tendências do mercado e apresentou a Langster New York, uma single speed com uma relacção 42x16 e com um guiador curto com 400mm, ideal para passar entre os carros e autocarros em Nova York.
Reparem a ausência de bloqueios rápidos, a segurança assim obriga, só falta o cadeado.
Com provas cada vez mais longas, o posicionamento na bicicleta, está a assumir um papel cada vez mais importante, a Specialized, não quer que os seus clientes tenham uma bicicleta que não esteja dimensionada correctamente, por isso está a preparar os seus agentes com equipamento e cursos nesta matéria. Num dos stands estava um rolo para treinos, daquilo que já vi, é um pouco difícil andar neles, mas dão a sensação real de andar na estrada.
Sempre gostei desta Cannondale.
No stand da BH estava esta bicicleta de Ciclocross com a particularidade de não ter o desviador dianteiro, situação pouco comum mesmo neste tipo de bicicletas.
Reparem nos travões cantilever e no pneu bem fininho. No stand da KCNC, estavam presentes as soluções mais leves para o BTT.

Ainda andei numa fixie, que sensação... se repararem apenas tem uma manete porque não existe roda livre, a transmissão está fixa a roda.
Quem acompanha a Volta a Portugal em bicicleta, já reparou neste jogo, o rolo está ligado aos ponteiros com uma transmissão, que acompanha a rotação da bicicleta, joga-se aos pares e quem conseguir fazer com que o seu ponteiro dê uma volta completa. Quem conseguir acabar primeiro, ganha. Já falei aqui neste jogo.
Amanhã, vou mostrar as bicicletas com roda 29 que estavam na Festival Bike.

Sem comentários: