Finalmente algum sol!!! 8:30 estava na estrada para a minha voltinha rápida até à Nazaré. São apenas 30 kms, que a uma média de 25km/h faço em hora e meia. Uma volta para testar o equipamento para o dia de amanhã, pois espera-se uma prova com 6 horas de chuveiro e com a água fria... A capa para os sapatos portaram-se bem custam um pouco a pôr mas tem uma técnica que mais tarde demonstrarei São em neoprene, não tive frio nenhum mas só amanhã com toda aquela chuva é que serão verdadeiramente testadas.
Lá fui pedalando com o objectivo de rolar com uma cadência mais ou menos alta (80/90rpm), com mudanças leves e com a frequência cardiaca entre 70 a 80% .
Aquele veleiro? iate? Mesmo em cima da roda da frente está à venda. Quem quiser... A avenida marginal estava cheia de areia. Os funcionários da câmara municipal andavam a limpar as grelhas de escoamento. Pelos vistos o mar veio até aqui. Amanhã serão as 6 horas de Resistência de Leiria, a previsão meteorologica não prevê o sol que tem estado hoje. O meu objectivo será fazer as 6 horas sem estragar material, a lama e areia poderão causar estragos. Não me entusiasmar com o ritmo dos mais rápidos, não sou campeão por isso a minha corrida é outra. Alimentação, comer e beber regularmente, esta será a regra de ouro. Estar com o pessoal amigo das bicicletas. E acima de tudo divertir-me com todas estas variaveis!
Um restauro baratinho e fico com uma bicicleta de ciclismo. A Onibla é um pouco pesada para os standards actuais mas não faz mal. Não sei é se irei conseguir fazer grandes subidas com ela, mas essa é que é a ideia. Trabalhar para conseguir fazer umas subidas.
A loja fica em Austin, Texas e é o conceito de loja que Lance Armstrong idealizou.Tem bicicletas para todos os gostos, tem um café com um belo menu, um centro de treino, organizam workshops e outros eventos,há uma loja de lembranças, e é grande...
Graças ao Youtube podemos fazer uma visita guiada à loja, quem for a Austin tem que passar por lá!
Mais um treino de Lance no seu centro de treinos.(está uma rapariga sentada a tirar-lhe fotografias, ela é a Elizabeth Kreutz)
Quero um triciclo destes para a minha filha! Matt Hoffman fez o primeiro backflip à uns aninhos agora, este pessoal mais novo das bmx, está cada vez mais insano, é a evolução do desporto! Quem se lembra de Ron Wilkerson e Brian Blyter? Grande fonte de material OldSchool de BMX: 23 Mag BMX.
Já estou mesmo farto da chuva e do frio, é que não dá tréguas!!! A previsão meteorológica para a Resistência 6 Horas BTT, no domingo parece ser a mesma que nos últimos tempos: CHUVA. Acho que vou ter que investir uns €uros em vestuário a condizer... Em Março terei as 24 Horas de Coruche e pelo sim pelo não tenho que me precaver e ter equipamento confortável...
A Resistência de Leiria era a prova com a qual tinha planeado iniciar o ano de 2009, afinal não poderei participar porque a organização restringiu esta prova a bicicletas com roda 26, por considerarem que as rodas 29 teriam bastante vantagem na prova e por isso causaria uma relação de injustiça em relação aos que vão com 26". A meu ver esta restrição não tem muita razão de ser, se formos por este ponto de vista também será injusto para os participante que tem bicicletas rígidas ou os que tem suspensão total, será injusto uns terem bicicletas a pesar 9kg e outros com mais 3 ou 4 kg de bicicleta, etc. Mas as organizações é que ditam as regras e só temos que as respeitar! Queria iniciar 2009, a testar alguma ideias sobre a alimentação, estar com pessoal amigo, estrear a minha bicicleta em provas. Continuo com uma constipação e os pulmões bem entupidos, mas queria mesmo participar. Ainda tenho a minha velhinha Giant Bronco, podia-lhe montar uns pneus de BTT e participar à mesma, ou então arranjar uma bicicleta emprestada, o Pedro Belo já se ofereceu para me emprestar a sua Trek Fuel. Logo se vê! (Actualização) - Durante este fim de semana e após uma reunião de comissário da UVP-FP, ficou decidido que as bicicletas com roda 29 Polegadas poderão participar nos seus eventos, assim poderei participar nas 6 Horas Resistência de Leiria.
A Resistência 6 Horas de Leiria só está aberta a quem tenha bicicletas com roda 26 polegadas, felizmente as restantes organizações não criam estas restrições e uma volta no calendário do ForumBTT, vi esta prova em Grândola para o dia 22 de Fevereiro. Espero estar nessa altura, melhor desta rinite que me tem vindo a chatear a algum tempo. Pelas fotografias da última prova em 2006 parece que tem partida tipo Le man, com o pessoal a correr uns metro parar depois ir apanhar a bicicleta. O maior constrangimento é a distância Grândola não é aqui ao lado...
At its last meeting on 3 and 4 July of this year, the UCI Management Committee decided, at the proposal of the MTB Commission, to amend the rules, which had until now specified that the maximum wheel diameter for MTBs was 26 inches.
In the past athletes could choose whether to use 24 or 26 inches. From 1 January 2004 they will also have the choice of using wheels with a maximumdiameter of29 inches.
Before this decision was taken the MTB Commission had sought advice from many quarters. After much research and consideration they had decidedthat none of the arguments put forward against the move would really be harmful to the development of the discipline.
A number of very positive arguments were raised:
Ever since its creation, and since it became part of UCI and the big family of cycling, MTB has always been a great "laboratory" for the development of cycling equipment. MTB is not governed by strict "Equipment" rules. This philosophy has allowed significant technological advances to be made for all disciplines. UCI has always wished to give free rein to the development of the MTB provided that this does not jeopardise the safety of the athletes or of the discipline itself.
This openness of the rules in some cases allows MTB practitioners to enjoy incrased safety.
A number of practitioners (particularly in mass or cross-country events) have already been using MTBs with 29-inch wheels for some years. It would have been unfair, and against the interests of our sport, to exclude them from events in the international MTB calendar. Furthermore, taking into account the very strong development of the Marathon format Cross-country (which we wish to encourage), it is apparent that it would be extremely difficult for the commissaires to police the start lines of events with several thousand entrants.
The most important thing to bear in mind is that there is no obligation in this rule amendment; the choice of wheel diameter is stll left up to each athlete. A change to the wheel diameters will not alter the nature of MTB events; on the other hand it is important that the choice of cross-country routes remains true to the spirit of the discipline.
This rule amendment, which comes into force on 1 January 2004 and which does not oblige anyone to anything, is simply a sign of openness and progress. There is no reason why this logical and positive development should not be beneficial to MTB.
Após visitar o site devo dizer que para as rodas Bontrager 29 ou 26 a válvula para tubeless tem que ser mesmo da Bontrager. O kit das fitas e das válvulas não é caro, o selante é que é mas também não é por aí além. Já que as minha GF veio com pneus (Jones ACX) e rodas Tubeless Ready(Rhythm Elite) à que aproveitar. Sempre se vai poupar umas gramas, ganhar conforto e aderência com a vantagem de evitar os enfadonhos furos.
Elizabeth Kreutz fotografa, tem acompanhado Lance Armstrong neste regresso. à competição. Podem ver mais fotografias desta artista, aqui, e o seu blog aqui, com vídeos de sessões fotográficas com Lance. Vale mesmo a pena ver!
Hoje finalmente fui dar sangue. Já à muito tempo que estava para fazer isto, foi hoje.Para saberem mais sobre este assunto podem ir ao site do Instituto Português do Sangue.Não doí mais do que tirar sangue para análises. No fim bebi um sumo e comí uma sandes mista e no carro fui bebendo água. Sempre foi meio litro. Amanhã já está reposto e já posso fazer exercício. Se quiserem fazer parte da base de dados de potenciais Dadores de Medula Óssea podem contactar, eu já estou nesta base, mas nunca tive que doar, para ficarem a saber mais sobre como isto se processa fica aqui este pequeno esclarecimento,na última página diz como é que a doação se processa.
Vou participar em duas provas, a primeira será logo no dia 1 nas 6 Horas de Resistência do Pouso em Leiria e a outra será a Maratona de Alvaiázere.A Resistência 6 Horas BTT em 2008, foi a primeira prova em circuito que participei. Gostei bastante do percurso apesar de ter chovido, lá mais para o final. Este ano o já não será na mata dos Marrazes mas sim na Mata do Azabucho, nos Pousos. Ainda queria ver se dava uma volta por lá para ter uma ideia de como vai ser.
A Maratona de Alvaiázere na semana seguinte, dia 8, não sei bem como será, já me falaram um pouco mal da organização, devido à falta de condições nos banhos, mas creio que este problema para esta prova está resolvido.Uma coisa é certa, não vai ser fácil fazer os 68 kms, a altimetria apresenta um acumulado de 1689 metros. E pelo gráfico é mesmo cheio de muitas subidas e descidas mesmo como eu não gosto. Para terminar teremos como prenda, os dois picos mais altos.
João Aguardela, faleceu ontem vitima de cancro, tinha 39 anos, os seus projectos mais conhecidos foram os Sitiados, Projecto a solo Megafone e mais recentemente os Naifa. Notícia no Público. Em 2005 fui ver os Naifa a Alcobaça, tinha comprado a minha máquina nesse dia e tirei-lhes estas fotografias. Na sexta-feira, tinha estado no Youtube a ver uns videos deles...Custa sempre ver alguém tão novo ir-se embora. Até um dia, João...
Ia para dizer corrida de montanha, termo utilizado em Portugal para Trail-Running, mas hoje foi mais corrida de areia. A ideia inicial era ir da Marinha Grande até São Pedro de Moel, pelos trilhos e aceiros, mas só me despachei ás 16:30, portanto fui direito a São Pedro mas de carro. Queria fazer um treino de 2 horas, com o Camelbak com água e mantimentos. Um pouco para testar as várias opções para a Trilhos do Pastorno final de Março e encontrar mais subidas e descidas para ir me ir habituando a andar por "maus caminhos". MP3 (só uso a correr e baixinho) com um set de um amigo Mahonkey "08 Mix 4" e toca a correr, em direcção do parque de campismo da Orbitur. Logo a seguir entro no primeiro trilho.O musgo é sinal de que aqui não à poluição. Virei para São Pedro. Para logo a seguir subir ao Ponto Novo. Posto de vigia do Pinhal de Leiria. Nos meus tempos de BTT à mais de 17 anos atrás, cheguei a descer por um trilho que havia lá em cima que ia até à estrada da Ponte Nova. O trilho ainda lá estava e deu para descer gostei mesmo de o descer, ainda fiz este vídeo.
Ficou mesmo uma porcaria, mas aqui fica na mesma. Não me responsabilizo por enjoos aí desse lado. Faz lembrar o Blair Witch Project, lembram-se? Quando eles saem da tenda e desatam a fugir? Só faltou passar a Preto e Branco e eu dizer "Oh my Good, Oh my Good..."(Ainda fico com os pelos levantados quando penso neste filme...) Em direcção à Praia Velha.Fui até São Pedro por estas passadeiras.Devo dizer que é mais difícil do que parece porque a descer,as escadas, estas têm os degraus bem curtos e quando aparece só um degrau, este fica "camuflado" pelos espaços que têm entre eles e não consigo ver o desnível.Já que o objectivo era treinar subidas e descidas, passei pela Praia da Concha. Não me canso de mostrar este farol.Com a desculpa das fotografias lá ia descansado um pouco, pela quantidade das mesmas dá para ver que descansei várias vezes... Já de regresso a São Pedro. Em casa meti o chuveiro com mais pressão e passei água fria nos tornozelos, para ajudar na recuperação do treino. Bela volta, mas para a próxima tenho que começar mais cedo para fazer pelo menos 3 horas, a conclusão que chego é que não sei bem como irei eu conseguir fazer os 28 kms da Trilhos do Pastor, mas ainda faltam 2 meses e até lá espero evoluir mais um pouco. Quanto ao Camelbak, para correr está aprovado, agora só tenho que arranjar um modo de meter no cinto os gels e as barras energéticas, é que nestas coisas a alimentação é essencial e temos que ser minucioso pelo menos 300 a 400kcal por hora, se me descuido muito com isto as pernas ficam logo a doer e a ficarem "queimadas", com a alimentação lá atrás na mochila, mais facilmente esqueço-me desta regra. Tenho que mesmo que seja 30 minutos tentar treinar mais vezes por semana, mas tenho dado prioridade à bicicleta. O tempo final deste treino foi de 1:20H bpm md:160 e mx: 185... Não tive nenhum nenhum problema com as pernas, só senti mais dificuldade numa subida perto do fim mas quando cheguei ao carro, já a ficar de noite, estava a sentir-me bem e tinha vontade de ter continuado, fica para a próxima.