quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sabes Afinar as Mudanças?

A corrente partiu-se nas 24 horas porque as mudanças não estavam a entrar como deve de ser quase desde inicio da prova. A determinada altura, desejei ter uma Single Speed, 29er claro! Não sei se foi por isso que o dropout dobrou-se e a corrente partiu, o que sei é que tenho que saber como é que se afina uma bicicleta.



4 comentários:

Jorgex disse...

Dantes usa Shimano com cabos e bichas da Gore Ride On e Avid Flak Jacket, portanto, afinava uma vez e nunca mais até ao fim da vida dos cabos.

De 2008 para cá que uso SRAM e nunca tive de afinar.

Eu esqueci como afinar mudanças! Sei que tem um High e um Low, um parafuso no shifter e outro do desviador (caso seja Shimano)...

Que vergonha! ^^"

MyRage disse...

Ultimamente tenho comprado algumas ferramentas próprias e tenho sacado informação na net de como fazer. Depois ao fds com paciência lá estou eu a passar da manual para a pratica. até agora tenho-me limitado a mexer na pedaleira desviadores cabos e manípulos. E para já a coisa fica 90% afinado.
Curiosamente no fds passado decidi fazer a manutenção do cubo da Roda da Frente. Correu mais ou menos bem, o problema foi que espanquei um bocado o material prq não estava a entender como desapertar um lado do cubo sem que o outra ficasse demasiado solto ou demasiado apertado. Mas lá consegui. Aprendi sozinho a técnica com alguns erros.
Aconselho-te a começares por mexer em coisas simples, mas sempre com o apoio da Net. Julgo que o grave problema é o medo de a coisa correr mal, e termos que enfiar o rabinho entre pernas para irmos depois a uma oficina acabar o serviço ... :)

Boa aprendizagem

Bruno Enes disse...

Não esqueçam RAID BTT MINDE 2009 - 7 Junho.
www.btt.minde.eu

FRINXAS disse...

Os ditos parafusos são apenas para não deixar subir/descer o desviador em demasia. Amigo, desafina e afina á sorte, vais ver que acabas por aprender, foi assim que fiz. Depois de lhe apanhar a "coisa" não custa nada, acredita. O "segredo" é ao por uns cabos/espirais novos nunca deixar o afinador sem curso! ;)