terça-feira, 17 de março de 2009

24 Horas de Coruche, a conclusão!

As 24 Horas de Coruche tiveram o seu coração na praça de Touros, grande escolha, neste fim de semana, o sitio onde normalmente se espetam touros transformou-se num velódromo! O melhor das lembranças foi o jersey alusivo ao evento, sempre é bem melhor que uma t-shirt.
Percurso
Ás 14:00 foi dada a partida, o circuito passava mesmo ao lado do acampamento das equipas, muito bem pensado, pois mesmo à noite houve sempre espectadores. Pouco tempo depois apareceu a tal subida que se falava nos fóruns, 22x34, suspensão bloqueada e amortecedor no Propedal na 1ª posição e lá a fiz com calma. Depois de passarmos por entre algumas casa apanhávamos a primeira barreira que se tinha que fazer a pé. Pouco tempo depois entramos num single track bem radical, radical demais para uma prova destas, as primeiras duas ou três voltas fi-lo apeado e depois de o conhecer melhor já o desci montado, numa das volta vi um participante que teve a infelicidade de travar demais com o da frente e fez um salto mortal, batendo com o capacete na árvore... Logo a seguir mais outra descida depois a tal subida da rampa ao lado das escadas, também a fiz, a meio caminho passava para a rampa do lado direito, pois era a inclinação era menor, só no fim pela falta de espaço e de jeito é que tinha que parar para passar outra vez para o lado esquerdo.
Pouco depois mais uma rampa para subir a pé para logo a seguir apanharmos mais um single track sinuoso, com 40/50 cm de largura a subir, com uma vedação do lado direito e do lado esquerdo uma potencial queda com mais de 3 metros com uma rede a fazer de protecção mal feito, demasiado perigoso em qualquer prova. Mais uma subida em alcatrão bem inclinada, uma entrada à esquerda para mais um single e mais uma recta em alcatrão, parece que aqui quando o pessoal que estava a controlar a prova foi dormir os mais batoteiros resolveram "cortar" o single track" fazendo por asfalto até à saída do single, talvez fosse "apenas" 50 metros, mas volta após volta... 50x10 voltas= 500 metros de vantagem... Bem... Mais uma descida bem rápida até apanharmos a margem do rio mais 1 km(?) e chegávamos à praça de touros.
Gostaria que a prova tivesse mostrado mais o lado campestre de Coruche, na manhã seguinte em conversa com o Tó da Tó Bikes, disse que as obras na ponte não o permitiram, pode ser que para o ano dê.
Organização
Não sei como é que foi nem o jantar, nem o almoço, mas sei que o que foi o pequeno almoço e não gostei nada, um pacote pequeno com leite simples e um pão com uma folha fina de fiambre... Ainda pedi para trocar o leite por leite com chocolate e disseram que não tinham...
Os tempos da prova
Parece que não vamos ter os tempos volta a volta. É nestes pontos que vemos a qualidade das organizações, uma coisa tão importante, tanto para os que vão a solo como para os que vão por equipas ficaram privados desta informação é impensável!
A alimentação
Levei para a prova alguns gels e barras, mas principalmente bebi bebida isotónica e água fornecida em diversos pontos do percurso. Mas principalmente comi croissant com banana, doce de pêra, mel, presunto e fiambre, levei também umas batatas doces, já sem casca.
O pessoal
A partida foi feita na companhia do Vasco Sousa do Clube dos Galitos, que participou nas 12 Horas de Proença-a-Nova e nas 24 Horas de Viseu, pedalou a noite toda e a vontade de ir almoçar com a família fez com que se fosse embora mais cedo com 20 horas de prova ainda assim ficou na 19ª posição com 26 voltas!
Foi bom ter estado com todo o pessoal aqui da net, uns já conhecia, outros fiquei a conhecer, o Torpedro do RuuulaaaTeam, o António Girão, o Gonçalo dos Tigres do Pedal, em fim, este foi o aspecto mais positivo desta participação.O Ricardo"Funrides" pecou por não ter dado uma volta ao circuito com o o atrelado ExtraWheel de roda grande! Parece uma proposta com bastante potencial para quem prepara uma viagem de bicicleta para o próximo verão.
Fiquei a conhecer o meu vizinho de estacionamento, o Rui, que acabou com 30 voltas na 14ª posição! Ele até levou micro ondas, foi comendo sempre com regularidade e comidas "normais" um factor certamente importante no sucesso desta sua primeira participação! Revi também o Paulo Vieira, andamos algum tempo juntos, terminou na 16ª posição. Estive também com o casal Rouxinol, espero tornar a vê-los em Castelo Branco! Estive também com o Nuno Luz que levou uma Gary Fisher Hi-Fi Pro 29, já com significativas modificações, com rodas Bontrager RXL e muito material XTR, o resultado final ficou com um peso abaixo dos 12 kg!!!
O ponto de vista da 29er
A Hi-Fi 29 portou-se melhor que o dono! Na tal subida grande utilizei 22x34, mas também não queria a relação 20x34, mesmo na subida em calçada portou-se bem, fiquei satisfeito quando perdia a tracção nessas rampas, consegui ir pedalando até a ganhar novamente, sinal de que estou a conseguir "pedalar redondo". Em alguma descidas deu para descansar e naquelas mais tipo downhil, apesar do meu receio a bicicleta sempre se manteve estável e previsível.
A paragem
A verdade é que quem participa a solo tem que procurar essa força dentro de si, sem estar dependente de forças exteriores. Ainda estou à procura de uma razão para não ter continuado a pedalar... O frio, o cansaço, o saber que teria que pedalar até ás 2 da tarde, o regresso a casa sozinho, a falta do meu pai que me acompanhou em Lisboa e em Viseu, dando-me sempre força e motivação, não sei.
Próximas Provas
No próximo domingo é a Maratona do Centro, uma prova já com nome e incontornável, quem quiser participar ainda pode, o percurso vai passar pela Serra D'Aire e Candeeiros. Foi a primeira maratona em que fiz 80 kms, no ano passado estava constipado e não fui, acho que o regresso é desta vez.
A próxima prova de 24 horas será em Castelo Branco a 9 e 10 de Maio. A noite vai ser de Lua cheia e espero que mais quente e mais motivado!

Sem comentários: