quinta-feira, 13 de novembro de 2008

As 29er no Festival Bike 2008

O maior objectivo que tinha com esta ida ao Festival Bike, era ver que bicicletas iria ver por lá, uma tinha quase a certeza que iria encontrar, que era a Gary Fisher Hi-Fi 29, a primeira bicicleta que andei com esta roda. (Esta fotografia foi um contributo do Ricardo Marques)
A outra bicicleta que sabia que estava lá, era um Specialized, só não sabia qual era o modelo. A bicicleta que levaram foi uma RockHopper, já tinha testado uma suspensão total, agora queria testar uma rigida. Excepcionalmente, foi-me dada a oportunidade de testar esta bicicleta e se não fosse o facto de para o ano ir tentar fazer o máximo de provas de 24 horas possiveis e por isso preferir uma suspensão total, certamente escolheria uma com apenas suspensão dianteira. Apesar da Rockhopper estar equipada com materiais menos leves, não a notei pesadona, subi bastante à vontade até ás oliveiras que se vêm, nesta fotografia perto do selim, sem problemas e descí ainda melhor. Mesmo com um quadro e avanço pequeno para o meu tamanho, não tive nenhuma dificuldade em descer e também nunca tive a sensação de saltar por cima do guiador, mais uma das vantagens das 29ers.
Por 999,00€, já dá para aproveitar as vantagens de uma Roda 29 e devido à escora traseira tipo Paragon, só tem que tirar o desviador para converter esta bicicleta numa Single Speed.
Uma outra bicicleta que me agradou bastante foi a Haro, a marca incontornável do mítico Bob Haro cujas bicicletas fizeram história no mundo das BMX.
Com uma linda cor de laranja e um quadro de cromoly na liga 4130. Reparem que esta bicicleta é uma Single Speed. Nos EUA, as SS estão cada adoptar cada vez mais as rodas 29, pois conseguem manter mais a velocidade, factor importantíssimo quando não há mais mudanças para meter.
Estava também curioso se a Orbea estaria presente com a Alma 29er, no ano passado tinha testado a Alma 26, com um pouco de sorte teria a oportunidade de testar a 29, mas tal não foi possivel, este ano não tinham bicicletas para teste.
É este o caminho que as marcas tem que tomar, as vantagens das 29 são demasiado boas para não serem tidas em conta, e a Orbea sabe disso, esta tem material de topo:
CUADRO:ORBEA ALMA 29erHORQUILLA:REBA RACE PLATO:SHIMANO XT 22x32x44MANILLAR:ZEUS CARBON FLAT POTENCIA:ZEUS SL BLACK MANETAS:SHIMANO XT FRENOS:SHIMANO XT DISC CAMBIO: SHIMANO XT DESVIADOR:SHIMANO SLX RUEDAS: CROSSMAX 29 DISC PIÑON: SRAM 11-34 9S CUBIERTA: READY 29 TUBELESS TIJA SILLIN: ZEUS CARBON SILLIN: ORBEA XC PEDALES:SHIMANO PDM 520
Peso: 11,250kg
Uma marca que me surpreendeu bastante foi a PIVOT, marca criada por Chris Cocalis, que foi fundador da mítica Titus, esta bicicleta, a MACH 429, tem dado muito que falar, devido ao seu sistema de suspensão, DW Link, esta bicicleta consegue arranques bastante semelhantes ás bicicletas rígidas.Está equipada com XTR, tem travões Magura em carbono, guiador Syntace de carbono tive a oportunidade de lhe pegar e tenho que dizer que esta bicicleta é leve, com o peso a rondar os 11,500 kgs. A BH é quem importa estas bicicletas para a Europa, se quiserem experimentar uma bicicleta de gama alta com a certeza de qualidade já sabem.

O FUTURO DAS 29ER EM PORTUGAL
As bicicletas com roda 29 vieram para ficar, nos EUA, isso é mais evidente, mas basta ver os catálogos das maiores marcas, já incluem estes modelos, as vantagens são muitas comparativamente ás desvantagens, não são bicicletas para DownHill, nem para Free Ride, mas tem grandes vantagens em XC e provas de Endurance. Em Portugal a Gary Fisher foi a marca que deu o passo em frente, mas outras já lhe estão a seguir esses passos. A Specialized já teve uma bicicleta destas para testes na Festival Bike, e só assim é possível conseguirem aumentar as vendas destes modelos, experimentando, se não houver bicicletas para testar não vai ser mais difícil...
Uma outra desvantagem que as pessoas com quem falo sobre isto, é a falta de material, se fosse à 5 anos atrás isso era realmente verdade, mas actualmente os maiores fabricantes de suspensões, de pneus, de rodas tem modelos específicos para estas bicicletas.
Portanto, já sabem, experimentem, se não andarem numa nunca vão saber como é!

6 comentários:

Unknown disse...

deve ser mais cara que um Ferrari

the original big ring disse...

mmmmm......29'ers.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Amigo Carlos Lopes, a Pivot é coisa para custar $6000,00usd...

Craig, 2009 if you take the 2 zeros out...2_ _9 !!!!
2009 will be te 29ers Year.

Anónimo disse...

qual a diferenca entre uma bike 29Er e uma mountain bike normal?

Anónimo disse...

A diferença está no diâmetro da roda, as 29 polegadas tem mas 3 polegadas que as 26, portanto,a roda 29 é 7,5cm maior que a 26.

João