Sábado está quase aí e a ansiedade está a aumentar, especialmente porque será um salto para o desconhecido. Quanto tempo irei aguentar? Como será à noite? Vou dormir? Como é que irei alimentar-me? E as luzes vão aguentar?
Uma participação a Solo acaba por ser bastante diferente de uma participação por equipas, mesmo que seja de dois elementos. Para já o ritmo da prova, estou a falar dos participantes não competitivos, o ritmo de alguém que vai tentar passar o mais tempo possível em prova será sempre menor do que alguém que faz uma ou duas voltas e depois sabe que poderá parar e recuperar por duas ou três horas. Eu aqui vou tentar manter os batimentos cardíacos entre os 60 e 65% . Como o nosso corpo em média apenas consegue absorver 350 Kcal por hora, e um ritmo acima dos 70% BPM consome mais de 400/500 kcal, é fácil ver que: se o ritmo for muito alto iremos estar a consumir calorias a mais, logo o corpo irá gastar as reservas calóricas, que não tem muito impacto se a nossa volta for mais curta, 3 a 5 horas?Mas se for 12 ou 24 iremos certamente sofrer!
Ao analisar os resultados do ano passado, deu para perceber que ouve várias opções, os que iniciaram com um ritmo forte com voltas abaixo de 1 hora e à noite descansaram com voltas de 4 a 5 horas. E outros com voltas maiores mas mais regulares e tempos de descanso menores.
Eu sinceramente não sei como será, claro que gostaria de me aguentar o mais possível em pista mas é realmente um grande desafio, portanto, o mais certo é parar à noite umas boas horas, pois com 12 horas no corpo, duvido que consiga fazer mais 12 hora...Mas como 12 horas já são muitas horas, já investi numa pomadinha Mytosil, para aplicar no meu traseiro!
Uma participação a Solo acaba por ser bastante diferente de uma participação por equipas, mesmo que seja de dois elementos. Para já o ritmo da prova, estou a falar dos participantes não competitivos, o ritmo de alguém que vai tentar passar o mais tempo possível em prova será sempre menor do que alguém que faz uma ou duas voltas e depois sabe que poderá parar e recuperar por duas ou três horas. Eu aqui vou tentar manter os batimentos cardíacos entre os 60 e 65% . Como o nosso corpo em média apenas consegue absorver 350 Kcal por hora, e um ritmo acima dos 70% BPM consome mais de 400/500 kcal, é fácil ver que: se o ritmo for muito alto iremos estar a consumir calorias a mais, logo o corpo irá gastar as reservas calóricas, que não tem muito impacto se a nossa volta for mais curta, 3 a 5 horas?Mas se for 12 ou 24 iremos certamente sofrer!
Ao analisar os resultados do ano passado, deu para perceber que ouve várias opções, os que iniciaram com um ritmo forte com voltas abaixo de 1 hora e à noite descansaram com voltas de 4 a 5 horas. E outros com voltas maiores mas mais regulares e tempos de descanso menores.
Eu sinceramente não sei como será, claro que gostaria de me aguentar o mais possível em pista mas é realmente um grande desafio, portanto, o mais certo é parar à noite umas boas horas, pois com 12 horas no corpo, duvido que consiga fazer mais 12 hora...Mas como 12 horas já são muitas horas, já investi numa pomadinha Mytosil, para aplicar no meu traseiro!
1 comentário:
Olá João,
Vejo que temos desafios em comum... muitas horas em cima da bicicleta.
Desculpe estar a intrometer-me neste seu post mas também tenho um problema semelhante ao seu ... Arrisco ainda assim a deixar aqui um comentário:
Deve-lhe ser "difícil" manter a FC ao nível que refere a não ser que tenha um ritmo realmente moderado ainda assim não descure a comida e hidratação, pois por mais treino e preparação que fizermos em 24 horas o que nos leva ao fim é input de nutrientes durante a prova. A solução parece estar em sobrecarregar as suas reservas de glicogénio nos 2/3 dias antes da prova(tendencialmente conseguimos armazenar 2500kcal nos músculos e mais qualquer coisa no fígado. Outra grande mais valia é adaptar o nosso organismo a um constante fluxo de carbohidratos desde o primeiro momento até ao fim, se for como eu, e tiver pouca tolerância gástrica a comida solida há que arranjar uma bebida isotonica rica em malto-dextrinas para conseguir repor as tais 350/400 Kcal por hora.
Boas pedaladas
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